Portal da Cidade Mariana

Coluna

A resiliência e força são as marcas do nosso povo

Confira a coluna “Opinião além dos Fatos” com pontos de vista sobre os fatos da semana I Produzida pela jornalista Júlia Souza

Publicado em 27/06/2020 às 08:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Acontecimentos podem marcar a memória e a história de um povo - bons ou ruins - não há tempo e prazo para esquecer, relevar. Por maior que seja a fé de uma comunidade, as vezes não é possível simplesmente orar e pedir para que as águas do perdão possam nos molhar.

Os processos que vêm acontecendo este ano - leia-se pandemia, descaso com a população, desinformação e medo, abuso de poder e autoridade, enganação, entre outros contos de caos que temos testemunhado dia após dia - têm revelado não só o melhor de um povo (resiliência, fé, força, coragem...) mas também o pior das instituições. 

Migalhas são o que nos tem nutrido. O governo libera doses homeopáticas de sustento enquanto o povo chora fome e abandono, mas se contenta com o que pode receber. Os devedores, os crápulas e criminosos que atacam a sociedade sempre têm justificativa para seus crimes… plausíveis? Nem sempre, mas “é o que tem pra hoje” no catálogo da gestão social. 

O povo denuncia que não recebeu: não recebeu indenização, atenção, dedicação… não recebeu o que merecia ou sequer o que lhe deviam. Os responsáveis seguem impunes, com suas explicações, ternos e gravatas. “Assessoria de imprensa” se pronuncia: fala, fala e não fala nada. Os cidadãos entendem, apesar da mensagem errônea.

Não é difícil entender que simplesmente não importa, a manifestação social não importa, a necessidade social não importa e a Organização Social não se importa.  

E apesar de existirem infinitos fatores que são contra o povo, como lanças apontadas para os inocentes, há esperança. O brasileiro é conhecido por seu “jeitinho”, a esperteza de “dar nó até em pingo d’Água”, o exercício da “economia criativa”, a destreza de lidar com possível para fazer o impossível… enfim... simplesmente resistimos.

Apesar de tudo e todos, somos capazes de nadar contra a corrente. E quando tudo isso passar, e vai passar, vamos conseguir prevalecer. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. 

[Este texto foi produzido pela jornalista Júlia Souza, não sendo de redação do Portal da Cidade e, deste modo, pode não representar as opiniões da empresa. ]


Fonte:

Deixe seu comentário