Portal da Cidade Mariana

chocolate

A tradição dos ovos de páscoa e a renda extra para quem produz

Dora trabalha há 4 anos com a produção dos ovos de chocolate

Publicado em 29/03/2018 às 08:57

(Foto: Portal da Cidade Mariana )

(Foto: Portal da Cidade Mariana )

(Foto: Portal da Cidade Mariana )

    A simbologia do ovo de páscoa é algo bastante antigo. O ovo representava o renascimento da vida e era entregue como presente no início da primavera, pois era de costume celebrar o fim do inverno. Com o passar dos anos e a chegada do Cristianismo, a celebração da Páscoa começou a ter um enfoque diferente. Para os cristãos, a páscoa significa a ressurreição de Jesus de Cristo e apresenta a forma em que ele está vivo entre os fiéis. Entretanto, mesmo com um enfoque diferente, a celebração do ovo de páscoa foi inserida durante a celebração da semana santa, pois o significado do ovo ainda era o renascimento da vida.

    O ovo de chocolate, que é o mais consumido e conhecido no século atual, teve sua criação na França. Os confeiteiros franceses, com o intuito de presentear alguém com algo saboroso, decidiram fazer ovos de chocolates para serem entregues no período de celebração. Com isso, muitos pais tinham o costume de esconder os ovos de chocolate pela casa para que as crianças encontrassem na manhã de domingo de páscoa. Com a criação de mais uma tradição, o costume dos ovos de chocolates chegaram às indústrias e as fabricações continuaram até os dias de hoje.

    Porém, a produção dos ovos de chocolates não tem ficado somente dentro das indústrias. Algumas pessoas decidem trabalhar com a fabricação dos ovos dentro da própria casa para conseguir tirar um dinheiro extra durante o período da páscoa. Assim, nossa equipe conseguiu conversar um pouco mais sobre esse assunto com Castorina Franklin da Silva, ou como é apelidada desde criança, Dora. Trabalhadora autônoma, Dora teve curiosidade em aprender a fazer artesanato aos sete anos de idade. Além disso, ela tem o costume de receber com frequência encomendas de doces e salgados para festas, e claro, no período da páscoa, encomendas dos famosos ovos de chocolate.

    Seu trabalho com o chocolate teve inicio há quatros anos, mas nem sempre o artesanato e as atividades com os doces e salgados foram seu trabalho fixo. Dora já trabalhou como faxineira em algumas empresas de Mariana (MG), mas ficou desempregada, e por isso, com o intuito de ajudar o marido nas contas de casa, recebeu orientações de uma colega do bairro que também trabalha com chocolate e vende trufas. “Tudo que é novidade eu gosto de estar sempre aprendendo” afirma Dora sobre como começou os serviços com os ovos de chocolate.

    Ela inicia as atividades com os ovos com trinta dias de antecedência, para conseguir dar conta das encomendas. Ano passado sua produção foi um pouco maior e afirma que esse ano os pedidos diminuíram um pouco. Dora produz os ovos individualmente e às vezes é preciso estender o horário de trabalho para entregar tudo no prazo certo. Alguns clientes preferem pegar mais perto do domingo de páscoa, o que auxilia ela no tempo das produções. Além dos ovos de chocolate, Dora também produz corações de chocolate decorados para quem tem o interesse de presentear com uma forma diferente.

    Dora recebe muita ajuda de suas amigas que falam sobre seu serviço em outros bairros da cidade, e por reconheceram seu trabalho bem feito, conquista uma clientela para outros anos. Para entrar em contato com ela, basta ligar para o número (31) 9 8784-5664.

Fonte:

Deixe seu comentário