Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Alunos da escola Dom Silvério vencem desafio de empreendedorismo

Iniciativa “Liga da Inovação” consistia em desenvolver ação para proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos de Mariana

Publicado em 22/08/2019 às 07:51

Estudantes do 2º e do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dom Silvério participaram da primeira edição da "Liga da Inovação", ministrada pelo representante do Startup Weekend, Kelson Douglas Rezendes, nessa última segunda-feira, 19 de agosto. O desafio consistiu em desenvolver uma ação ou startup que proporcionasse mais qualidade de vida aos cidadãos marianenses. As vencedoras foram: Freelancer Ouro Minas (Laura Gomes, Lucas Silva e Nayure Gabrielly); NOPONTO (Juah de Macedo, Isabelle Albano e Ana Carolina Barbosa); e Trindade ?(Lohann Petzold e Lucas Santos). Os autores dos projetos foram premiados com kits de livros sobre empreendedorismo do SEBRAE e ingressos para o Startup Weekend Mariana que ocorrerá entre os dias 27, 28 e 29 de setembro.

Os projetos foram analisados por empreendedores da região. Compuseram a mesa avaliadora: o designer de produto, Filipe Mol; as ganhadoras do Desafio Mineral de Startups da Samarco, Ana Laura Almeida e Raíssa Basílio, ambas estudantes de Engenharia de Produção. Ana Laura enaltece a ação da Prefeitura de Mariana e do Startup Weekend de levar o desafio "Liga da Inovação" para uma escola pública do município. "É uma forma de proporcionar uma experiência profissional e empreendedora, além de, é claro, fomentar a proatividade e o gosto pelo estudo...Esse desafio incentiva os alunos a pesquisarem e conhecerem coisas novas, a fim de desenvolver ideias inovadoras. Serem cidadãos proativos!", comenta Ana Laura.

À frente da "Liga da Inovação", Kelson Douglas destaca a importância de realizar esse desafio com o alunos do ensino médio. "A diversificação da economia do município precisa ser pensada e construída. É um processo longo. Levar esse desafio para estudantes do 2º e do 3º ano do ensino médio é, de certa forma, ajudá-los a conhecer e pensar em carreiras diferentes daquelas que a Mineração proporciona", pontua Kelson. O desafio gerou entusiasmo nos alunos, como em Lucas Santos cursa o último ano do médio e comemorou a vitória e enalteceu o desafio. "Conheci modos de empreender! O desafio e o Startup Weekend vai me dar oportunidade competir com diferentes ideias de diversos níveis educacionais. Vai ser enriquecedor!", destaca.

STARTUP WEEKEND - Tem como objetivo fomentar o modelo Startup de negócio no município de Mariana. O evento será realizado com apoio da Prefeitura de Mariana nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no colégio Providência. A fim de incentivar o empreendedorismo, o Startup contará com palestrantes renomados no ramo.


Fonte:

Deixe seu comentário