Portal da Cidade Mariana

ANIVERSÁRIO

Aniversário de Mariana celebra também o Dia do Estado de Minas Gerais

Tradicional solenidade comemora os 323 anos da Primaz de Minas

Publicado em 08/07/2019 às 08:23

(Foto: Joarlens Afonso)

No dia 16 de julho, Mariana volta, simbolicamente, a ter o posto de capital de Minas Gerais. A data comemora o aniversário da cidade, fundada em 1696 por bandeirantes paulistas, em busca de ouro. Para celebrar os 323 anos da Primaz de Minas Gerais, o município realiza a tradicional solenidade do Dia de Minas, que confere a comenda a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do país.

Instituído a partir da sanção da Lei Estadual 7.561, pelo governador Francelino Pereira, em 1979, o “Dia do Estado de Minas Gerais” celebra a importância histórica de Mariana para a história do estado. A cidade foi o primeiro núcleo urbano organizado e pioneira como vila, cidade e capital.

A comemoração tem início às 9h, com missa no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em louvor à Padroeira da cidade. A cerimônia religiosa remonta a uma tradição que vem sendo realizada há séculos, como forma de devoção. A celebração é acompanhada por fiéis e personalidades.

Às 10h, a Praça da Sé recebe a cerimônia cívica oficial do “Dia do Estado Minas Gerais”, na qual acontece a entrega das comendas. O evento é aberto ao público, seguindo apenas os requisitos de segurança. Logo após, ao meio dia, as torres das igrejas ressonam os sinos em homenagem à padroeira.

Mariana também recebe diversas intervenções culturais, levando arte e música por toda a cidade. Para encerrar as comemorações, o Coral Tom Maior apresenta o número Cantando para Mariana, na Praça da Sé.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 16 de julho (terça-feira):

9h – Missa Solene em louvor à Padroeira Nossa Senhora do Carmo - Santuário do Carmo

10h – Cerimônia de Outorga da “Medalha do Dia de Minas Gerais” – Praça Cláudio Manoel

12h – Toque dos Sinos das Igrejas de Mariana celebrando o “Dia da Padroeira – Nossa Senhora do Carmo

12h15 – “Um Toque por Mariana” – Manifestações culturais em vários pontos da Cidade – Os Artistas de Mariana comemorando o Aniversário da Cidade

18h – Procissão da Padroeira Nossa Senhora do Carmo – Santuário do Carmo

20h30 – Cantando para Mariana com o Coral Tom Maior – Praça Cláudio Manoel


Fonte:

Deixe seu comentário