Portal da Cidade Mariana

mineração

Após desastre de Mariana MPF pede intervenção na Vale, mas a justiça negou

Ministério Público Federal em Minas Gerais pediu à justiça que realizasse intervenção na mineradora por meio de uma ação civil pública.

Publicado em 19/09/2020 às 05:35

Destroços de uma casa em Bento Rodrigues (Foto: Portal da Cidade de Mariana)

A Justiça Federal de Minas Gerais rejeitou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) de realizar uma intervenção legal imediata na mineradora Vale, enquanto aguardava a defesa da companhia, segundo uma decisão judicial publicada na quarta-feira (09). O evento terá prosseguimento na 14ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Minas.

No começo do mês de setembro, o MPF em Minas Gerais ajuizou uma ação civil pública demandando intervenção na mineradora, com o afastamento dos executivos responsáveis pela política de segurança da companhia.

O MPF também havia solicitado, em caráter de urgência, a suspensão de pagamento de dividendos a acionistas - movimento que está em prosseguimento - , calculado pela agência Fitch em US$ 2 bilhões.

"No caso das medidas de urgências requeridas, evidencia-se que possuem nítido caráter satisfativo, esgotando, por completo, o objeto da ação, antes mesmo da manifestação das rés, o que é vedado," ressaltou a juíza Anna Gonçalvez, citando o artigo 1º da Lei 8.437/92.

A apreciação do pedido de tutela de urgência será feito após a defesa, informou a juíza.

A negativa da intervenção é o último desdobramento de uma série de ações contra a mineradora que correm na Justiça, e uma decisão final ainda está pendente.

O procurador federal Edilson Vitorelli considerou a decisão positiva por confirmar a jurisdição da 14ª Vara da Justiça Federal em Minas para apreciação do caso. O MPF aguarda o prazo de defesa, disse.

"A sentença pode levar anos, queremos uma intervenção antes disso", pontuou Vitorelli.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário