Portal da Cidade Mariana

Série Eleições

Arquidiocese de Mariana divulga orientações sobre as eleições municipais

O arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, publicou orientações sobre as eleições 2020 para as paróquias, comunidades e fiéis.

Publicado em 09/09/2020 às 05:00
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade de Mariana)

A Arquidiocese de Mariana - que é responsável por igrejas católicas em diversos municípios do estado, totalizando 132 paróquias distribuídas em 79 municípios - divulgou as suas orientações para as eleições municipais 2020. As orientações são direcionadas para as paróquias, as comunidades e para os fiéis. 

O documento traz apontamentos relevantes sobre o manejo das relações sociais ao se vivenciar o clima político. Além disso, há orientações sobre a participação nos processos e debates, confira trecho na íntegra: 

"Neste período que antecede as eleições, exortamos a todos para que participem dos debates e reflexões sobre os programas dos partidos e as qualidades dos candidatos." 

Para além, o documento oferece orientações à população para o discernimento em relação ao processo de escolhas dos candidatos: 

  • Respeito ao pluralismo cultural e religioso;
  • Compromisso com a ética, na política e na vida;
  • Compromisso decisivo na defesa da vida, desde sua concepção até seu declínio natural;
  • Compromisso decisivo na promoção e defesa da família e seus direitos inalienáveis;
  • Compromisso com a liberdade de iniciativa no campo da educação, da saúde e da ação social, em parceria com as organizações comunitárias;
  • Compromisso com a ecologia integral que implica o cuidado com nossa Casa Comum, a preservação do meio ambiente e a defesa da Criação;
  • Ser dotado de qualidades imprescindíveis que são comprovadas pelo histórico de vida, honestidade, competência, transparência, vontade de servir ao bem comum.


O documento reforça, ainda, que os salões paroquiais e eventos religiosos não podem ser utilizados para propagandas políticas. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário