Portal da Cidade Mariana

REUNIÃO

Audiência Pública em Mariana aprova a revitalização do "Jardim"

Ainda foi definido o início imediato das obras na Praça Gomes Freire, assim que as licenças forem obtidas

Publicado em 13/11/2019 às 22:01

(Foto: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA)

Em Audiência Pública marcada pela grande participação popular foi aprovada a proposta de revitalização da Praça Gomes Freire. O Centro de Convenções recebeu a presença do prefeito Duarte Júnior, vereadores, representantes da Fundação Renova, membros do COMPAT e técnicos responsáveis pela elaboração do projeto para debater as intervenções propostas para o espaço, também conhecido como Jardim. 

Segundo o paisagista Marco Nieves, encarregado de apresentar o Projeto Arquitetônico e Paisagístico na Audiência, a ação valorizará a Praça como patrimônio histórico. “Queremos  criar novas lembranças positivas, valorizar esse cenário da vida de tantos marianenses. Fazer com que as crianças de hoje tenham o mesmo afeto que uma pessoa de 80 anos tem pela praça”, afirmou. 

O prefeito reforçou a importância da participação popular na construção do Projeto. “Buscamos ouvir os marianenses e isso foi fundamental para aprovação. Foi muito trabalho até chegar aqui e fico muito contente por termos uma proposta tão bacana como essa. Não tenho dúvidas que estamos no caminho certo, cuidando do nosso legado e enriquecendo o nosso futuro”, disse. 

A atenção à acessibilidade foi um dos tópicos discutidos, como também o paisagismo e todos os eixos compositivos e visuais do famoso cartão postal marianense. Durante a apresentação também foi evidenciado que o Projeto busca se adaptar às novas realidades, mas sem deixar de respeitar a essência e o caráter histórico da Praça. 

Para a advogada, Maria de Fátima Melo, o Jardim ficará lindo, mas é preciso atenção do Poder Público. “O Projeto ficou lindo e parabenizo a todos pela sua concepção. Porém, peço ao prefeito que o município mantenha o carinho e o cuidado pós restauro. Acredito que seja tão importante quanto a revitalização”, concluiu. 

Ao fim da audiência, o prefeito Duarte realizou a votação do projeto arquitetônico apresentado e do início das obras, que foram aprovados pela maioria dos presentes. Portanto, foi definido o início imediato das obras, assim que houver a obtenção das licenças.



Fonte:

Deixe seu comentário