Portal da Cidade Mariana

Renova

Cadastro para indenização da tragédia em Mariana será até este mês

Na última etapa da campanha a previsão, segundo a Fundação Renova, é de que haja 30 mil manifestações ao final de todo o processo.

Publicado em 18/12/2017 às 06:14

(Foto: Divulgação / Fundação Renova)

A última campanha do Cadastro Integrado será realizada até o dia 31 de dezembro de 2017. O intuito desta ação é fazer o levantamento das perdas diretas de bens materiais e prejuízo em atividades econômicas gerados pelo rompimento da barragem em 2015.

As pessoas que podem se cadastrar são aquelas que tiveram danos diretos em bens materiais ou em atividades econômicas, perdas (por morte ou desaparecimento de familiares com graus de parentesco diversos ou pessoas com as quais coabitavam ou mantinham dependência econômica), perda de fontes de renda, de trabalho ou de subsistência das quais há dependência econômica, perda comprovada de áreas de exercício da atividade pesqueira e dos recursos extrativos, perda de capacidade produtiva ou da viabilidade de uso de bem imóvel ou de parte dele, entre outros.

O processo de cadastramento inclue as etapas de análise de quem deve participar do programa de cadastro (Cheklist), indexação de propriedades georreferenciadas (processo de visitas às casas para marcar ponto de GPS), mobilização, entrevistas, liberação de formulário preenchido, entrega do formulário para validação das famílias e encaminhamento de cada caso aos programas de reparação.

Os atendimentos às famílias são individuais, podendo variar de indenização e recebimento de auxílio financeiro, mas não são excludentes, ou seja, uma mesma família pode ser atendida em diferentes solicitações.

Para se inscrever, o solicitante deve acionar o cadastramento nos canais de relacionamento da Renova, através do telefone 0800 031 2303 ou então pelos Centros de Informação e Atendimento localizados ao longo da área de abrangência da Fundação. Em Mariana, a Fundação Renova está localizada na Rua Bom Jesus, 195, Centro.

Para os que realizarem o cadastro, a Fundação Renova entrará em contato para atendimento da demanda. Caso o solicitante não receba a confirmação, poderá acionar as centrais de atendimento para averiguar a situação.

Para os manifestantes que fizeram o cadastro entre os dias 1º de abril e 31 de dezembro, o atendimento tem previsão de ser realizado até o dia 30 de junho de 2018. Segundo a Fundação, a estimativa é chegar a cerca de oito mil novas solicitações de cadastros que, após atendidas, vão somar um total previsto de 30 mil manifestações ao final de todo o processo.

Fonte:

Deixe seu comentário