Portal da Cidade Mariana

Causa animal

Câmara aprova projeto que proíbe soltura de fogos de artifício

Iniciativa do vereador Ricardo Miranda foi apoiada por todos os outros representantes do legislativo

Publicado em 13/04/2021 às 03:50
Atualizado em

Fogos de artifício proibidos (Foto: Redes Sociais)

A queima de fogos de artifício causa traumas irreversíveis aos animais dotados de sensibilidade auditiva. Os barulhos fortes afetam seus sensíveis tímpanos, causando muito estresse, possíveis convulsões e arritmia cardíaca. Em alguns casos, os cães se debatem presos às coleiras até a morte por asfixia.

Alguns animais mostram-se apenas incomodados, enquanto outros que não estão habituados ao barulho ou sons intensos, podem desenvolver fobias e entrar em pânico.

Pessoas portadoras do Transtorno Espectro Autista, também sofrem com o forte barulho causado pelos fogos.

Pensando na saúde de todos e na causa animal foi protocolado na Câmara Municipal de Mariana um Projeto de Lei que propõe imitar a exposição dos animais a esse tipo de artifício. 

ERRATA: Diferente do que informava o site da Câmara de Mariana, a iniciativa do Projeto de Lei 23/2021 é do Chefe do Executivo Municipal, O prefeito Juliano Vasconcelos.

Câmara

Durante a 10ª Reunião Ordinária, 05/04/21, o corpo legislativo marianense aprovou com unanimidade o Projeto de Lei que proíbe a utilização, queima e soltura de fogos de artificio e artefatos pirotécnico com estampido em todo o território de Mariana.

A iniciativa, justifica-se pela proteção da saúde e bem estar de pessoas com deficiência, principalmente crianças autistas, idosos e animais, especialmente cães e gatos, aos quais o estampido dos fogos de artifício causam inúmeros efeitos nocivos.

O não cumprimento da Lei acarretará multa de 100 UPFMs (Unidade Padrão Fiscal Municipal) para pessoa física e 300 UPFMs para pessoa jurídica, dobrando seu valor em caso de reincidência.

Vale lembrar que os chamados fogos de artifício de vista, que não causam poluição sonora, excetuam- se desta proibição.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Fonte:

Deixe seu comentário