Portal da Cidade Mariana

REUNIÃO

Câmara de Mariana recebe o coletivo Mães da (R)Existência

Além do grupo, que busca garantir o direito da classe LGBT, foi discutido pagamento de férias a servidores contratados e manutenção de estradas da região

Publicado em 19/12/2019 às 21:54

(Foto: Departamento de Comunicação Câmara Municipal de Mariana (MG))

COLETIVO MÃES DA (R)EXISTÊNCIA – O coletivo Mães da (R)Existência, utilizou a Tribuna Livre para falar sobre as ações e objetivos desta entidade, criada em Mariana a partir de experiências vividas pela atual presidente do coletivo, que possui uma filha que tem um relacionamento homoafetivo. “Ela observou que precisaria ser diferente. Lógico que não foi de imediato, mas as duas (mãe e filha) começaram a pensar algo voltado para Mariana que acolhesse o público LGBT, dando apoio e assistência a esse público que sofre muito com o preconceito e a discriminação”, explica a psicóloga e membro do coletivo, Jacqueline Luciana Santos do Carmo.

O vereador Cristiano Silva Vilas Boas (PT), autor junto ao vereador Bruno Mol do requerimento que convidou as representantes do coletivo a participarem da Tribuna, destacou a importância de se dar voz a grupos como o coletivo Mães da (R)Existência, que necessitam de um olhar diferenciado dos poderes constituídos, uma vez que faltam políticas públicas que garantam o direito da comunidade LGBT. “Mariana ainda não conta com políticas públicas para esse grupo. Nós temos um projeto, aqui na Casa, que institui o Dia Municipal contra a LGBTfobia, que já foi criminalizado no Supremo Tribunal Federal. Então Mariana precisa se adequar e a gente tem que mostrar que Mariana é uma cidade que acolhe todos os seus filhos, independente de raça, credo, religião ou orientação sexual”, salienta Villas Boas.


Pagamento de férias a servidores contratados - Os vereadores de Mariana deram um belo presente de Natal para os profissionais que estão em regime de contrato temporário com a Prefeitura de Mariana. Aprovaram, na reunião de segunda-feira (16), o projeto que garante a esta categoria de trabalhadores receber férias remuneradas de 30 dias, a partir de 12 meses trabalhados, ou a sua proporcionalidade de tempo de serviços prestados.

O Projeto de Lei nº 94/2019, de autoria do Executivo Municipal, nasceu da aprovação de um requerimento de autoria do vereador Bruno Mol (MDB). O reconhecimento deste benefício aos servidores contratados, além de trazer mais alívio aos bolsos destes trabalhadores, vai injetar na economia de Mariana quase um milhão de reais, conforme destacou Bruno Mol. “A Câmara mostrou mais uma vez maturidade, porque quando vem projetos como o PCCV’s, nós não votamos de qualquer maneira. Primeiro buscamos ouvir todos os servidores, como aconteceu com este projeto das férias dos contratados, porque servidor público é prioridade na Câmara. Quando o servidor é valorizado e atendido, a população e a cidade também ganham”, explica o vereador.


MANUTENÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS – Durante a reunião, o presidente da Associação dos Produtores de Leite de Águas Claras, o ex-vereador Marco Mol, solicitou apoio do legislativo marianense para que a Fundação Renova ou a empresa Andrade Gutierrez, responsável pelo reassentamento da comunidade de Paracatu, realizem obras de conservação em estradas vicinais daquela região. Marco Mol explicou que existem produtores que não estão conseguindo escoar a produção diária de leite, trazendo um grande prejuízo para eles. “Eu vim pedir apoio, porque a gente já procurou vários caminhos para resolver. Nós já procuramos a Renova, protocolamos pedidos por meio do 0800, mas não fomos atendidos. A gente quer apenas coletar o nosso leite, manter a nossa rotina de trabalho e essa rotina foi interrompida com a obra do novo Paracatu”, desabafou o presidente.

De acordo com Marco Mol, a associação vai continuar buscando uma saída de consenso para este problema, entretanto ele não descarta uma ação mais drástica neste caso. “Em reuniões sobre o nosso pagamento do leite, que acontecem todo dia 20 de cada mês, já foi pedido isso, ‘vamos fechar, é a única linguagem que eles entendem’, mas eu tenho ponderado que este não é o caminho, que é o do enfrentamento, mas a gente quer uma solução que seja definitiva”, deseja o presidente.

Fonte:

Deixe seu comentário