Portal da Cidade Mariana

lotação

Câmara de Vereadores alerta para superlotação no presídio de Mariana

O presídio tem quase o dobro de detentos em relação ao número de vagas, e com a chegada de presos transferidos de Itabirito para Mariana, o número aumentou

Publicado em 08/05/2019 às 04:52
Atualizado em

(Foto: Câmara de Mariana)

Vereadores da Câmara Municipal de Mariana se reuniram com o Coordenador de Segurança do presídio da cidade, Denivaldo Ferreira da Silva, e o Assessor de Inteligência, Patrick Labate Ferreira, para discutirem a transferência de detentos da cidade de Itabirito para o município de Mariana e como isso impactou na superlotação do presídio da cidade.

O presídio de Mariana, hoje, mantém 217 presos, tendo como sua capacidade máxima, 120 detentos, sendo assim, o local tem quase o dobro de detentos em relação ao número de vagas, o que corresponde a 180,3% de ocupação.

Os detentos de Itabirito foram transferidos para Mariana no fim de março, após o risco de rompimento das barragens Forquilha I e III, pertencentes à VALE, que caso se rompesse, atingiria o presídio no qual os detentos transferidos estavam. De acordo com o Coordenador de Segurança,Denivaldo Ferreira, a Secretaria de Estado de Administração Prisional entendeu que era muito arriscado manter essa massa carcerária no local, fazendo assim a transferência.

Após a chegada dos 40 presos de Itabirito, o presídio de Mariana teve um aumento de 25% no número de detentos, o que, segundo Denivaldo, acarreta num desequilíbrio no ambiente prisional.

Ainda durante a reunião, foi questionada a transferência de 13 detentas mulheres, que estavam em Mariana, para outros presídios, para que houvessem mais vagas para os presos de Itabirito. De acordo com o Vereador Ronaldo Bento, a ação feriu o princípio constitucional da igualdade de direito para todos. Ronaldo Bento anunciou que irá formalizar um pedido ao Estado para rever a ação.

Fonte:

Deixe seu comentário