Portal da Cidade Mariana

Chuvas e inundação

Chuva da madrugada deixa distrito de Mariana ilhado após rio transbordar

Distrito de Cachoeira do Brumado, famoso pelo artesanato de pedra-sabão, amanheceu ilhado; 10 pessoas estão desabrigadas e famílias temem por deslizamentos

Publicado em 11/01/2023 às 18:48

Famílias da região temem por deslizamentos de terras das encostas. (Foto: Rafael Eleuterio)

Uma chuva de 91 milímetros na madrugada desta terça-feira (10/1), no distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana, deixou moradores desabrigados e ilhados após o Rio Brumado transbordar e tomar as ruas do vilarejo que é cercado por montanhas.

Famílias da região temem por deslizamentos de terras das encostas. Preocupado, o publicitário e morador do distrito, Rafael Eleuterio, tem utilizado um drone para fazer imagens de monitoramento da montanha próxima às casas da família. "Tiro fotos e faço imagens todos os dias e observando se tem alguma mudança, mas o problema é que sou leigo, aí faz pouca diferença".

Eleuterio relata que o trauma sofrido pela família, em 2020, mantém todos em alerta a qualquer sinal de chuva. "Embora a gente more ao lado da queda d'água de uma cachoeira, aqui não tem problemas com alagamentos, nosso medo é com os deslizamentos de terra. Em 2020, escapamos da morte quando o barranco desceu e passou no meio das nossas casas. Depois disso, a prefeitura retirou 350 caminhões de terra que desciam da montanha", lembra.

O morador conta que a Defesa Civil considerou a área onde mora a família do publicitário um local de risco, mas os moradores não saem da propriedade porque é dali que vem toda a renda familiar proveniente do turismo e da produção de artesanato de pedra-sabão.

"A Defesa Civil já conhece a nossa situação. Hoje, pela manhã, entramos em contato e eles estiveram no distrito mas não vieram aqui na parte de cima para nos ajudar".


Morador do distrito monitora as encostas na tentativa de identificar movimentação de massa de terra (foto: Divulgação/ Rafael Eleuterio)

Desabrigados

A prefeitura de Mariana afirma que as chuvas desta madrugada não provocaram nenhum deslizamento de terra no distrito e que devido à enchente do Rio Brumado, três famílias, no total de 10 pessoas, estão desabrigadas e foram encaminhadas para um abrigo provisório montado dentro do vilarejo.

Uma equipe de limpeza fez a desinfecção em 24 imóveis do distrito. 

Fonte:

Deixe seu comentário