Portal da Cidade Mariana

Fique Atento

Clonagens de contas do Whatsapp crescem em Minas Gerais

Os casos de clonagem em Minas Gerais são o terceiro maior número do Brasil.

Publicado em 18/10/2020 às 07:15
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

O número de cidadãos que tiveram suas contas de WhatsApp clonadas chegou a 15 mil por dia somente no último mês de setembro. O dado vem de uma análise do dfndr lab, laboratório de segurança digital da empresa brasileira PSafe.

Em apenas um mês, São Paulo liderou o número de ataques com 107 mil pessoas afetadas, seguido pelo Rio de Janeiro com 60 mil, e Minas Gerais com 43 mil. O número de vítimas foi 25% maior se comparado ao mês de agosto. 

Os dados analisados projetam que mais de 473 mil pessoas tenham sido vítimas do golpe, que não demanda técnicas complexas para sua execução. Os golpistas simplesmente convencem os usuários do aplicativo a informar por telefone o código de seis números enviado pelo WhatsApp por mensagem SMS, necessário para entrar na conta em outro celular.  

Diversos artifícios são usados para conseguir esse feito, de modo a convencer a vítima (as farsas vão desde pesquisas sobre seu histórico em redes sociais até o uso de convites falsos de artistas, apresentadores e jornalistas para eventos).

Um áudio com um golpista explicando o passo a passo do crime viralizou recentemente, nele o homem conta que conseguiu tirar R$ 6.000 em dois dias, por meio do golpe. 

O Whatsapp informou que implementou um alerta nas mensagens de verificação de conta, avisando aos usuários que não compartilhem o código recebido via SMS. Essa senha é pessoal e dá a segurança necessária para o usuário acessar a conta.  

Contudo, uma boa forma de promover a segurança ao usar o Whatsapp é ativar a verificação em duas etapas nas configurações do app. Para isso basta acessar o aplicativo, clicar em configurações, acessar o menu conta e selecionar a opção CONFIRMAÇÃO EM DUAS ETAPAS. Assim, você criará um código de segurança que será solicitado quando você registrar o seu número de telefone com o Whatsapp novamente.  


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário