Portal da Cidade Mariana

EVENTO

Companhia dos Dragões de Mariana celebra 300 anos

O quartel de Dragões guardava as saídas da vila, bem como vigiava o rio, fonte de riqueza na época

Postado em 04/11/2019 às 14:00 |

A Prefeitura de Mariana e o Comando do Exército Brasileiro convidam para a cerimônia em comemoração aos 300 anos da Companhia dos Dragões. Para marcar a data, será realizado um concerto com a banda do Exército nesta quarta-feira, 6, na Praça da Sé, às 19h30, com participação do coral Tom Maior. Na quinta-feira, 7, às 9h30, será o descerramento da placa alusiva ao evento no pátio da Câmara Municipal, onde foi a sede do Quartel da Companhia. Em seguida, a tropa fará um desfile até a Praça da Sé, para a formatura comemorativa. O evento é aberto! 


QUARTEL DOS DRAGÕES – Após a instituição da primeira casa de Câmara e como forma de manter a ordem, cria-se na Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo duas Companhias de Cavalaria e o Primeiro quartel de Dragões da Capitania de Minas Gerais que abrigaria essas Companhias de Cavalaria. 

O quartel de Dragões guardava as saídas da vila, bem como vigiava o rio, fonte de riqueza na época, sendo ele instalado onde hoje se encontra o mais belo conjunto arquitetônico de Mariana, a Praça Minas Gerais, composta pelas igrejas de São Francisco, Nossa Senhora do Carmo e pelo prédio da atual Câmara Municipal.

Fonte:

Deixe seu comentário