Portal da Cidade Mariana

Incêndios

Departamento é criado no combate a incêndios florestais em Ouro Preto

A estrutura começa a funcionar na segunda-feira (5/9) e também vai atender áreas urbanas.

Publicado em 31/08/2022 às 09:32

Um incêndio de grande proporção nos últimos dias assuntou os moradores do bairro Jardim Itacolomi, que fica próximo ao parque Estadual do Itacolomi, com uma área de 7.543 hectares de vegetação (Foto: Ane Souz - Arquivo Pessoal)

Um departamento de prevenção e combate a incêndios florestais pretende ser apoio ao Corpo de Bombeiros nas questões ambientais em dez Unidades de Conservação (UC) próximas a Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.

Batizada de Base Ouro, a estrutura começa a funcionar na segunda-feira (5/9) e também vai atender áreas urbanas da cidade histórica, que, nas últimas 24 horas, vivenciou dois incêndios urbanos.


Um incêndio assuntou os moradores do bairro Jardim Itacolomi, que fica próximo ao parque Estadual do Itacolomi, com uma área de 7.543 hectares de vegetação

(foto: Divulgaçõ/Ane Souz)

A medida é uma iniciativa da Secretaria de Defesa Social - que engloba a Defesa Civil e a Guarda Municipal - e da Secretaria de Meio Ambiente, que vão trabalhar no apoio ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Militar, a brigadistas e a Unidades de Conservação.

Segundo o secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, a Base Ouro será montada no Campo da Água Limpa e vai oferecer uma estrutura que concentra toda as ações de inteligência e combate aos incêndios florestais.

O ‘QG’ terá um local para pouso de aeronaves, além de uma sala de situação com computadores interligados aos satélites da Nasa que indicam e direcionam em tempo real os focos ativos de calor. A equipe coordenada pela Defesa Civil de Ouro Preto também vai receber diariamente relatórios de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE).

“Temos um rico patrimônio ambiental na região, e no período de julho a outubro é propício a deflagração de incêndios florestais. Por isso, entendemos por bem criar mais esse aporte no período de estiagem por acreditarmos que os incêndios são um problema de meio ambiente e de defesa civil”.

Área urbana

Nas últimas 48 horas, dois incêndios atingiram áreas de vegetação localizadas dentro do perímetro urbano de Ouro Preto. O primeiro incêndio foi no domingo (28/8), na rua Padre Rolim, Bairro São Cristóvão, próximo a casarões históricos e ao Museu Boulieu. O Corpo de Bombeiros levou cerca de 12 horas de operação de combate às chamas e resfriamento do local.

Na segunda-feira (29/8), outro incêndio assustou os moradores do bairro Jardim Itacolomi, localizado próximo ao parque Estadual do Itacolomi que tem uma área de 7.543 hectares de vegetação. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, as chamas foram debeladas ainda na segunda-feira e não atingiram o parque.

De acordo com o militar do Corpo de Bombeiros, Tenente Torres, já existem ações de planejamento e combate aos incêndios no Parque Estadual do Itacolomi e no Parque Municipal das Andorinhas. O militar destaca um caminhão pipa equipado com um canhão de água, um caminhão hidrojato e um drone que faz o monitoramento constante das áreas, além de treinamentos para formação de brigadistas.

“Temos muito focos de incêndio criminosos em Ouro Preto em períodos de estiagem, e vale ressaltar que é proibido fazer queimadas. Além desses dois locais, na semana passada, houve um incêndio no Morro da Queimada e com esses constantes incêndios, vemos a importância de educar a população”, disse.

Fonte:

Deixe seu comentário