Portal da Cidade Mariana

Coluna

Em tempos de medo e incerteza é importante acolher e perdoar

Confira a coluna “Opinião além dos Fatos” com pontos de vista sobre os fatos da semana I Produzida pela jornalista Júlia Souza

Publicado em 06/06/2020 às 07:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Os marianenses vem passando por um momento difícil ao testemunhar um assustador crescimento dos casos de coronavírus no município. Muitas dúvidas e incertezas contornam este cenário… de onde vêm tantas contaminações? Quais locais são o foco? Abrir ou não abrir o comércio? As empresas têm, de fato, relação direta com essa situação? As perguntas são diversas, mas a resposta real é um tanto quanto difícil de se conseguir.

E mesmo que soubéssemos a resposta para tais indagações, será que faria uma diferença positiva? Porque neste momento em que vivemos, raiva e ressentimento contra “fulano” ou “ciclano” não nos são sentimentos e pensamentos benéficos. O que de fato precisamos é união, respeito, fraternidade, perdão, acolhimento.  

Agora, com índices tão altos de contaminação no município, os números nos boletins informativos ganham nome e endereço. Algumas pessoas têm visto já há algum tempo, porém muitas não viam as vítimas como pessoas que são amadas, têm filhos e família, pessoas que são importantes para alguém.

Muitos de nós só vimos “números em um flyer” por certo tempo, agora já não mais. O que isso significa? O que fazer?  Significa que precisamos nos humanizar mais, nos amar mais, acolher as dores e preocupações de nossos semelhantes.

Precisamos perdoar os governantes da cidade por possíveis erros ou desacertos cometidos, afinal nunca houve uma crise como esta e é difícil saber o que fazer. Precisamos perdoar todos aqueles que pediram a vida normal de volta e resistiram a manter as orientações dos órgãos da saúde, porque é muito difícil viver esta nova realidade.

Precisamos ajudar aqueles que passam necessidades, se pudermos. Precisamos acolher nossos conhecidos que estão doentes, ofertar amor e acolhimento a eles ao invés de rejeitá-los.  

O mais importante neste momento é entender que absolutamente ninguém agiu em prol do mal em nossa cidade, ninguém jamais desejou o que está acontecendo aqui. Seja o governo, sejam as empresas, sejam os moradores, os comerciantes... o que todos esperaram, sem exceção, é que nós pudéssemos passar por esta crise com o mínimo de prejuízo possível.

Todos agiram pensando em fazer, sim, o melhor - tanto individual quanto coletivamente - e não merecem, ou merecemos, ser julgados.  

Que possamos nos perdoar e esquecer possíveis diferenças em prol do bem. Que possamos entender o que está acontecendo no município e lutar juntos, apesar dos pesares.

Que possamos sim nos acolher e perdoar, porque isso tudo vai passar, e quando acontecer nós vamos perceber que vivemos tempos difíceis mas não perdemos nossa melhor qualidade: a capacidade de amar.  


[Este texto foi produzido pela jornalista Júlia Souza, não sendo de redação do Portal da Cidade e, deste modo, pode não representar as opiniões da empresa.]

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈
Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados aos autores do texto e ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário