Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Escola de Ofícios Tradicionais terá prioridade para moradores de Mariana

Os cursos, com início em 4 de fevereiro de 2020, terão a duração de um semestre. As aulas vão ser realizadas de terça a quinta-feira, das 18h30 às 22h

Publicado em 10/11/2019 às 21:09
Atualizado em

Escola de Ofícios Tradicionais 

Até 12 de dezembro vão estar abertas as inscrições para a Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana. As vagas correspondem aos cursos de Alvenaria, Cantaria, Carpintaria, Forjaria e Pinturas Especiais. Os interessados devem ter idade a partir de 18 anos e saber ler e escrever. Moradores de Mariana e pessoas com baixa renda terão prioridade às vagas. 

Os cursos, com início em 4 de fevereiro de 2020, terão a duração de um semestre. As aulas vão ser realizadas de terça a quinta-feira, das 18h30 às 22h, na Escola de Ofícios Tradicionais, que fica localizada na Rua Cônego Amando, n° 278, Bairro Chácara, em Mariana. 

As inscrições poderão ser feitas por um formulário que estará disponibilizado, entre os dias 18 de novembro e 12 de dezembro, no site www.escoladeoficios.org.br; ou pessoalmente, na mesma data, de terça a quinta-feira, das 15h às 18h, na sede da Escola. 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3560-2108 ou nas redes sociais da Escola. 

A ESCOLA - A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma realização do Instituto Pedra, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e parceria com a Prefeitura de Mariana, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

O seu objetivo é incentivar a diversidade econômica e a perpetuação dos saberes e dos fazeres do município, valorizando a identidade e a cultura local. Os ofícios ensinados na Escola são processos de construção tradicionais e os conhecimentos são transmitidos por costumes, práticas, narrativas ou hábitos, geralmente de geração em geração, além de estarem ligados à preservação do patrimônio material e imaterial. Professores e mestres da Escola pesquisam e entendem essas práticas regionais para transmitirem os ensinamentos em aulas práticas e teóricas intercaladas para um melhor aprendizado. 



Fonte:

Deixe seu comentário