Portal da Cidade Mariana

Coluna

Está acontecendo uma revolução

Confira a nossa coluna com opiniões sobre os fatos da semana I Produzida pela jornalista Júlia Souza.

Publicado em 08/08/2020 às 06:30
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Está acontecendo uma revolução. Não sei bem dizer por onde ela começou ou em que pé está, mas muita coisa está mudando. Difícil dizer se é algo político, social, ambiental ou da própria natureza, mas o mundo está mudando. E também não há como saber se essa mudança é para melhor ou pior, somos testemunhas silenciosas de uma transição inescapável.

O que me faz pensar isso são as alterações no cenário geral em que vivemos, tudo se mostra diferente. Meu principal indicador de “normalidade” sempre foi o tempo, porém neste momento me sinto completamente perdida… agosto galopou oito dias em cinco minutos? É real? Ou estou vivendo um descolamento da realidade? Me parece que não, não fui a única do meu círculo social a fazer essa proposição.

O ano passou sem que víssemos como, onde ou porquê… e acho que não dá pra projetar isso apenas na pandemia. Tudo fica diferente quando estamos reclusos em casa, sem convívio social normal, mas não é só isso. Muitas pessoas estão trabalhando e vivendo suas vidas como precisam, porque não podem parar, e mesmo assim sentiram o tempo voar e escorrer pelas mãos.

Algo muito maior do que todos nós está acontecendo. A geopolítica está em polvorosa, a democracia brasileira está à beira de um colapso, os blocos políticos e econômicos estão mudando suas estruturas, as redes sociais estão sendo cada vez mais questionadas, as grandes instituições estão se transformando… nossa sociedade está se dividindo, por medo de ter que mudar.

Preconceitos, ódio, exclusão e ideologias que antes eram veladas, estão sendo expostas em carne viva. Temos estado com medo do futuro, porque ele está obscurecido por tudo o que estamos passando. Somos obcecados por segurança, por controle. E, por isso, quando a vida foge ao nosso domínio, ficamos desorientados. Isso é um dos principais problemas que a pandemia tem revelado, não conseguimos viver o hoje em paz sem ter noções do amanhã.

Mas precisamos seguir, de olhos abertos ou fechados, seguimos, conscientes ou não. A vida precisa sair do automático, precisamos lutar por tudo… pouco ou nada nos é dado. Não precisamos deixar as águas se acalmarem para mergulhar, podemos abrir mão e seguir o fluxo da correnteza. Fluir como peixes no rio, junto com o ciclo da vida.

Podemos nos adaptar e adquirir o conhecimento que precisamos para passar por tudo isso, inteligência emocional, resiliência, resistência… é como disse o matemático e filósofo Blaise Pascal: “Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender.”.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados aos autores do texto e ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

[Este texto foi produzido pela jornalista Júlia Souza, não sendo de redação do Portal da Cidade e, deste modo, pode não representar as opiniões da empresa.]


Fonte:

Deixe seu comentário