Portal da Cidade Mariana

Reflexos da pandemia

Crimes virtuais crescem exponencialmente durante a pandemia

Os crimes estão relacionados ao uso de dados, fraudes cibernéticas e diversas expressões do estelionato.

Publicado em 08/09/2020 às 01:05
Atualizado em

Os crimes cibernéticos e cometidos por meio das redes de comunicação sempre foram uma ameaça, mas agora estão se mostrando cada vez mais frequentes. Criminosos têm aproveitado que a população está fragilizada, tentando não sair de casa e, principalmente, confusa com a quantidade de informações que circulam no dia a dia, para realizar golpes e fraudes diversas.

Os idosos, especialmente, têm sido os mais afetados por crimes e golpes. O aumento das tentativas e dos crimes propriamente ditos contra eles foi de cerca de 60%, de acordo com um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Boa parte dessas fraudes envolve a troca de informações entre a vítima e o criminoso - eles geralmente ligam de números estranhos, se identificam como agentes bancários ou dos órgãos oficiais do governo e solicitam informações relevantes (como nome, CPF, identidade, senhas e códigos bancários, etc.) que os permite acessar a conta e os cartões da vítima.

Outras formas de ataque são os chamados ataques de phishing (ou “pescaria”), em que os criminosos enviam e-mails que contém um conteúdo de vírus que será instalado nos aparelhos - como computadores e celulares - ou que, até mesmo, direciona o consumidor para um site falso, tudo isso para roubar os seus dados.

Em Minas Gerais, somente em abril, o número de crimes virtuais cresceu mais de 50% em relação ao mesmo período de 2019. Os bandidos utilizam de toda a sua criatividade para roubar dados, dinheiros e senhas dos clientes.

Para evitar essa situação, jamais passe seus dados e informações bancárias para terceiros - se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a agência bancária somente pelos seus canais oficiais - evite abrir e-mails e atender ligações de remetentes e números desconhecidos, se informe sobre o assunto e, caso pense ou perceba ter sido lesado, procure a Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário