Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Iniciada Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo em Mariana

Seletiva, a campanha é destinada a crianças de 06 meses a menores de 5 anos e a adultos de 20 a 29 anos

Postado em 07/10/2019 às 14:48 |

A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo foi iniciada nesta segunda-feira, 7 de outubro. Seletiva, a Campanha está dividida em duas etapas, a primeira, de 7 a 25 de outubro, tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos que estejam com a caderneta de vacinação desatualizada. O Dia D, data em que a Secretaria de Saúde de Mariana realiza o mutirão de vacinação para aqueles que ainda não se imunizaram, está marcado para 19 deste mês. A segunda, destinada aos adultos de 20 a 29 anos, começará dia 18 de novembro e será encerrada no dia 30. O Dia D ocorrerá na data de encerramento da cobertura vacinal. 

A análise da caderneta e a aplicação da vacina serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:    

 

- Na Central de Imunização, localizada na rua Santa Cruz, 368, Barro Preto;   

- no Estratégia de Saúde da Família (ESF) Cabanas,  Rua Diamantina, 260,  Cabanas;  

- no ESF Santo Antônio, Rua Projetada, S/N;    

- no ESF Rosário,Pinho, nº 230-242, Rosário; 

- no ESF Passagem de Mariana, Praça Capitão Lúcio, 100, Passagem de Mariana. 

 

A vacina é a única ação efetiva na prevenção de Sarampo. Segundo a enfermeira responsável pela Central de Vacinação de Mariana, Gabriela Ramalho, os anticorpos começam a agir em uma semana. “A resposta do corpo é rápida e o efeito é satisfatório e pleno, ou seja, para toda vida”, destaca Gabriela. A 'Tríplice viral' será a vacina aplicada, além de sarampo, ela previne a contaminação pelo vírus da caxumba e da rubéola.      

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos, a fim de atingir este objetivo, 60,2 milhões de doses foram compradas.  


Fonte:

Deixe seu comentário