Portal da Cidade Mariana

Mariana celebra o Corpus Christi de modo distante mas em conexão e fé

As celebrações seguem as recomendações da OMS de distanciamento, mas os fiéis mantêm-se conectados em uma teia de fé e esperança.

Publicado em 11/06/2020 às 03:45
Atualizado em

Tapetes de Serragem da tradição católica (Foto: Lauro Soares I Facebook ALMAnaque de Mariana)

O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.

Significado de Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”. O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento católico em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo

Origem da comemoração do Corpus Christi

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.

De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.

O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

Como a data é comemorada em Mariana?

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões e missas, que são feitas nas ruas e igrejas da cidade. Ali, os fiéis marianenses, turistas que vêm de todo o país e até mesmo transeuntes podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.

Além disso, em nossa cidade existe a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores, mas este ano não veremos as cores nas ruas. As manifestações religiosas estão sendo adaptadas para a proteção de todos na cidade e para seguir as recomendações dos órgãos responsáveis pela saúde.

Por isso, muitos conteúdos estão sendo disponibilizados online para que os fiéis possam acompanhar as celebrações e as solenidades, assim todos que desejarem podem se manter unidos em oração e fé. 

Acompanhe as solenidades online na página Celebrações de Mariana.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário