Portal da Cidade Mariana

Chuvas Intensas

Mariana e Ouro Preto sofrem com fortes chuvas

Cidades e vários distritos foram atingidos, em Ouro Preto aumenta o alerta de risco de desabamento

Publicado em 08/01/2023 às 21:31
Atualizado em

Equipes da Prefeitura de Mariana se reuniram durante o dia para promover o atendimento aos atingidos pelas chuvas (Foto: Portal da Cidade Marina)

A manhã desse domingo (8) foi dedicada à realização de limpezas e desinfecção de várias casas atingidas pelas fortes chuvas da noite de sábado.


As chuvas localizadas na região do entorno de Mariana e Ouro Preto, atingiu a cabeceira dos rios que cortam essas cidades e acabou elevando o nível dos mesmos.

Em Mariana vários distritos e bairros da cidade que se localizam nas área mais baixas acabaram sendo atingidas, alguns moradores tiveram que deixar seus imóveis e outros tiveram perdas materias mas não necessitaram sair de suas casas. Por toda a manha de domingo as equipes da prefeitura eram vista fazendo as limpezas e desinfecção desses locais.

Em Mariana, no distrito de Bandeirantes, a UBS foi um dos locais mais atingidos, tendo que sofrer uma intervenção geral.


Consultório odontológico da unidade básica de saúde de Bandeirantes


Em Ouro Preto o cenário é tão preocupante quanto. Na cidade a população encontra-se apreensiva com a possibilidade de novo deslizamento do "Morro da Forca".

Recentemente um levantamento do Serviço Meteorológico do Brasil classificou a cidade de Ouro Preto como sendo a cidade com maior risco de deslizamento do Brasil.

A Prefeitura de Ouro Preto, que já vinha realizando um criterioso acompanhamento das áreas de risco mapeadas em todo o município, sede e distritos, programou antecipadamente as ações que agora estão sendo empreendidas.


As medidas foram definidas pelo Comitê de Gestão de Risco de Ouro Preto, um grupo que, desde o ano passado, realiza reuniões periódicas para traçar estratégias em situações extremas. Com isso, neste momento, os setores da administração pública estão trabalhando alinhados para amenizar os impactos das chuvas e todo o aparato necessário para proteger os ouro-pretanos e Ouro Preto já foi acionado.

Como todas as ocorrências estão sendo prontamente atendidas pela Defesa Civil, juntamente com as equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Minas Gerais, Guarda Municipal, Ourotran e Fiscalização, mudanças constantes estarão acontecendo por toda a cidade, principalmente, no trânsito.



Fonte:

Deixe seu comentário