Portal da Cidade Mariana

Conquista

Matriz de Danos dos atingidos por rompimento da barragem de Fundão é protocolada

A conquista é de grande relevância para o processo de reparação dos danos aos atingidos pelo rompimento da barragem.

Publicado em 14/08/2020 às 07:00
Atualizado em

Luzia Queiroz, da CABF, e Guilherme de Sá Meneghin, promotor do MPMG, no ato de protocolar a Matriz de Danos. (Foto: Imagem extraída da matéria fonte I Cáritas Regional Minas Gerais em Mariana. )

O atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão obtiveram uma grande conquista nesta quinta-feira (13).

Após anos de diálogo e trocas, com o apoio da representação dos próprios atingidos, de seus parceiros, da Comissão dos Atingidos pela Barragem de Fundão – Mariana (CABF) e da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, finalmente foi fechada e protocolada a Matriz de Danos no fórum de Mariana.

O documento refere-se ao estabelecimento de valores em se tratando dos danos decorrentes do rompimento da barragem de rejeitos da mineração da Samarco (Vale e BHP). A Matriz será incorporada à Ação Civil Pública n. 0400.15.004335-6, em que as empresas Samarco, Vale e BHP são rés impelidas à reparação integral dos danos causados desde 2015, em Mariana.

A partir de agora, o debate está inserido no âmbito do Poder Judiciário e precisará passar por avaliações processuais para que seja definida a ação em se tratando da reparação dos danos aos atingidos.

[ Esta matéria foi construída pelo Portal da Cidade de Mariana por meio de referências e informações extraídas de Conteúdo Original produzido pela Cáritas Regional Minas Gerais em Mariana e das redes sociais da ONG, para acessar a matéria fonte clique aqui ]


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário