Portal da Cidade Mariana

Denúncia

Moradores de Mariana reclamam do atendimento da Ouvidoria Municipal

O canal da Ouvidoria Municipal recebe denúncias e reclamações diversas, mas, segundo moradores, as demandas não estão sendo atendidas ou resolvidas.

Publicado em 24/07/2020 às 06:00
Atualizado em

Site da ouvidoria municipal de Mariana (Foto: Portal da Cidade de Mariana)

Situação do protocolo aberto pela fonte anônima (dados ocultados para a segurança do denunciante) - imagem capturada em 24/072020 (Foto: Portal da Cidade de Mariana)

O Portal da Cidade de Mariana recebeu diversas denúncias acerca das condições de manutenção urbana, por parte de moradores em diferentes bairros. Os residentes relatam dificuldades para dialogar com os órgãos e setores responsáveis e o não retorno às suas reclamações e questionamentos.

As queixas são distintas - má iluminação urbana, falta de cortes nas copas das árvores, não manutenção de bueiros e outros componentes dos sistemas de galerias pluviais, entre outras - mas há uma semelhança: a dificuldade de obter uma resposta e um posicionamento do poder público acerca da situação exposta.

Em tempos de pandemia, toda a máquina pública vem direcionando seus esforços para que a situação seja gerida e controlada no município. Porém, algumas das reclamações são - de acordo com os moradores - de período anterior ao início do contágio na cidade.

Uma de nossas fontes (anônima) declarou que abriu a solicitação para atendimento em janeiro deste ano mas, até o presente momento, não obteve resposta. Ela continua persistindo, abriu outros chamados para o atendimento de suas solicitações na ouvidoria ao longo destes meses.


Durante a apuração da matéria o Portal da Cidade Mariana tentou obter informações e esclarecimentos sobre as reclamações recebidas: Os responsáveis informaram que as questões relativas à iluminação urbana devem ser pontuadas com a CEMIG e, no caso de outras manutenções, com a própria prefeitura - e nos passaram um telefone para buscar maiores informações. No entanto os telefones indicados ou não atendiam ou nos direcionava para outro departamento.

Ocorre que desde 2017 o município já assumiu a gestão e a responsabilidade sobre a manutenção da iluminação pública, sendo que o próprio portal da prefeitura informa um número de telefone para contato e reclamações. 

As informações obtidas pela reportagem na própria prefeitura ou estavam desatualizadas ou incorretas.

Ainda sobre as reclamações recebemos vários pedidos de manutenção e vários protocolos em aberto que uma moradora da Rua Bom Jesus já realizou no serviço de Ouvidoria Municipal em que nenhuma providência foi adotada.

 

A moradora reclama que a placa já está nesse local há mais de 2 meses, enquanto ainda espera solução do problema.

O processo da construção do bem estar social resulta, dentre amplos e diversos aspectos, de uma troca entre o poder público e a população. Para isso, é importante que os cidadãos se sintam amparados, atendidos e, consequentemente, bem representados. Os responsáveis pela gestão pública, ali estão por e pelo seu povo.

Assim, é importante que haja um diálogo entre a comunidade - que estará apta a expor suas necessidades e anseios - e os poderes - que estarão aptos a acolher, debater e solucionar as questões propostas pela população - para que o município possa ter uma boa qualidade de vida e satisfação da população.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Fonte:

Deixe seu comentário