Portal da Cidade Mariana

Gestão

Obras dos reassentamentos se assemelham à construção de cidades

As construções de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo tomam forma de um espaço urbano.

Publicado em 30/10/2020 às 05:00
Atualizado em

(Foto: Fundação Renova I Divulgação)

O projeto dos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana, se assemelha à construção de cidades e ganha forma nas primeiras casas sendo concluídas, nas ruas pavimentadas, bens coletivos em etapa final, vias iluminadas e obras de infraestrutura avançadas.

Cerca de 470 famílias acompanham a elaboração do projeto de seus lares e as etapas da construção. O processo, que busca restabelecer modos de vida com participação ativa da comunidade, é único no mundo.

CONSTRUÇÃO COM PROTAGONISMO

A comunidades foram planejadas com a participação das famílias. Com os terrenos adquiridos e projetos urbanísticos aprovados, como é o caso das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, foi dada sequência ao processo de planejamento das moradias.

Os equipamentos públicos e as casas não seguem um padrão único (como num conjunto habitacional), mas são projetadas individualmente de acordo com o gosto da família. Os moradores opinam em cada etapa da reconstrução de suas novas comunidades.

A partir dessa escuta, é desenvolvido um projeto, que é submetido ao futuro morador. Só quando se chega a um resultado satisfatório e aprovado, o projeto é considerado pronto para ser licenciado junto à prefeitura.

Para construir uma comunidade com estrutura de cidade, a Fundação Renova e os atingidos seguiram os seguintes passos: 

  1. Escolha do terreno
  2. Elaboração e aprovação do projeto  
  3. Concessão de licenças ambientais e urbanas 
  4. Retirada de vegetação nativa 
  5. Terraplenagem do terreno 
  6. Abertura de vias  
  7. Divisão e construção dos lotes 
  8. Construção de redes de esgoto, água e drenagem  
  9. Pavimentação  
  10. Instalação de rede elétrica

ATENDIMENTO REMOTO

Para manter o caráter participativo do processo de reparação aos atingidos dos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo no contexto da pandemia do coronavírus a Fundação Renova desenvolveu mecanismos para atendimento remoto. A adesão ao atendimento foi voluntária e definida por cada núcleo familiar. 

Os procedimentos são feitos com participação social e de acordo com as necessidades particulares dos núcleos envolvidos, com uso de ferramentas digitais de comunicação.

Assim, é possível dar continuidade aos trabalhos de elaboração e finalização dos projetos conceituais das moradias, acompanhamento das obras de edificações e lotes, além da indicação e aprovação de imóveis para o reassentamento familiar. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário