Portal da Cidade Mariana

Coluna

Opinião além dos fatos

Confira a nossa nova coluna com opiniões sobre os fatos da semana I Produzida pela jornalista Júlia Souza

Publicado em 30/05/2020 às 07:30
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

“Mariana, 30 de maio de 2020”

...

Essa produção poderia ser uma carta para o divino… buscando entender o que aconteceu com a nossa cidade, o que vem provocando tantas intempéries. Loucura na saúde, loucura na política, loucura na educação, loucura no social. As pessoas andam pelas ruas com um pesar, se olhando com medo e desconfiança. Saem para buscar suprimentos, na metade do caminho já nem se sabe o que, de fato, está precisando. É necessário anotar, listas e mais listas… mas como listar as vidas que se perdem? Como listar quem consegue viver assim e quem não? Como listar os que respeitam as recomendações e os que simplesmente não se importam?

É curioso como catástrofes podem despertar o pior nas pessoas, do mais rico ao mais pobre - tanto de recursos quanto de essência. Em uma semana, incontáveis casos da doença que nos fez voltar ao nosso interior. Bizarrices no legislativo. “A população tem que engolir”. Mas tem mesmo? Situações assim despertam opiniões controversas, mas isso pode ser um combustível para despertar consciências, no plural mesmo! Consciência social, política, histórica, pessoal…

Para viver em Mariana, especialmente nas circunstâncias atuais, há uma demanda de fé. E não necessariamente atrelada aos processos religiosos que, para muitos, representam pílulas de conforto e bem estar. É necessário fé de que dias melhores virão, sem lama. Fé de que os três poderes estão indo além da simples autoridade, tangenciando a capacidade... Será? Fé de que somos importantes, somos pessoas com nossas respectivas necessidades e subjetividades, não sendo apenas “números em um flyer”. Fé de que a cidade voltará a ser aquele delicioso “domingo ensolarado no Jardim”. Fé, de tudo, para todos.

Que possamos repetir, diária e incansavelmente, o mantra: “Coragem, perseverança, paciência…”. Que possamos nos orgulhar de nós mesmos, de como estamos passando por tudo isso. Que possamos entender que lutamos e nos sobressaímos todos os dias. Que possamos entender que nossas vidas não são decepcionantes, mas o que o desespero pode fazer com elas é.

Júlia Souza / Jornalista / Mariana

Nova Colunista

Conheça a nossa produtora de conteúdo, que vai compor a nova coluna "Opinião além dos fatos". Acompanhem, pois vem texto novo todo sábado!

Júlia Souza / Jornalista / Mariana


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈 

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados aos autores do texto e ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.


Fonte:

Deixe seu comentário