Portal da Cidade Mariana

Beleza histórica

Ouro Preto inspira coleção de azulejos artísticos

A beleza do barroco mineiro e da cidade histórica serviram de inspiração para a criação de azulejos artísticos, estando retratadas nos revestimentos.

Publicado em 19/10/2020 às 05:15
Atualizado em

(Foto: Decortiles I Divulgação)

Os moradores de Mariana e Ouro Preto conhecem bem a história e a beleza das cidades, que são fonte de inspiração para artistas plurais e representam um grande atrativo para os turistas que se encantam pelo visual das cidades.

Ouro Preto é um dos berços do Barroco Mineiro e a Cidade Histórica já foi declarada como um patrimônio da humanidade pela Unesco. Por tanto, ela agora inspira a nova coleção de azulejos artísticos da Decortiles.

Ornamentos com formas rebuscadas, opulência e maximalismo - que são traços característicos desse movimento artístico durante o Brasil Colonial - são um pedaço vivo da história cultural e arquitetônica brasileira. A coleção Ouro Preto exprime a opalescência do ciclo do ouro, com efeitos e materiais tecnológicos que reluzem sobre a superfície da cerâmica.

A iridescência, fenômeno óptico que faz certos tipos de superfícies refletirem as cores do arco-íris, é um dos efeitos presentes nos padrões dessa coleção. Algumas aves, répteis, peixes, insetos e besouros possuem essa característica em suas peles e plumas - como o pavão, beija-flores e o besouro iridescente.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
[Esta matéria contou com informações extraídas do Blog Decortiles para a sua construção]

Fonte:

Deixe seu comentário