Portal da Cidade Mariana

Coluna

Pelo bem, devemos nos agarrar à arte!

Confira a coluna “Opinião além dos Fatos” com pontos de vista sobre os fatos da semana I Produzida pela jornalista Júlia Souza

Publicado em 20/06/2020 às 07:40
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

O cenário de pandemia vem nos assustando e mudando nossas perspectivas sobre a sociedade. Vemos números se transformar em nomes e endereços conhecidos, nossos amigos não podem frequentar a nossa casa, festas e compromissos sociais são cancelados… aniversários, casamentos, eventos… nossa forma de interagir vem se restringindo mais e mais.

Ao passo que isso acontece, nós precisamos de um refúgio. Precisamos ter onde e como relaxar a cabeça e descontrair. Precisamos de uma terapia que envolva o entretenimento. E, em grande parte dos cenários, essa terapia envolve contextos artísticos diversos.

Para muitos, a arteterapia é algo não somente a se fazer, como também a se desfrutar. Música, cinema, escultura, pintura, costura, dança, colagens, fotografia… ao nos deitarmos para assistir um filme em busca de relaxar, estamos nos ancorando na arte.

Ou, ao ouvirmos uma música para distrair a mente, nos deixamos levar pela cultura. Ao colocarmos um desenho para os filhos assistirem, ouvindo suas risadas e notando o brilho de alegria em seu olhar, incentivamos o consumo da arte pelas crianças. Então, a arte salva!

Que possamos incentivar os artistas de nossa região, que possamos praticar a terapia de ser nós mesmos por meio da arte. Que possamos abrir as portas e janelas de nossas almas para a luz do saber entrar! Porque em nossos momentos de maior alegria, ou mesmo de tristeza, a arte estará lá para nos acolher.

Em Mariana há uma cultura do barroco, do sacro, das bandinhas e dos museus. Que coisa linda de se ver! A cidade é um patrimônio, transpira história e narrativas marcantes. Mariana é um quadro vivo em nosso cotidiano com sua arquitetura única e monumental, com seus escultores, pintores, musicistas e profissionais diversos do artesanato. É o passado que transita no presente e se projeta no futuro. Mariana é música, é canto, é dança, é arte.

E a arte está em tudo aqui - nossas casa, roupas, sapatos, utensílios, presentes, objetos, conteúdos que absorvemos e várias outras formas e expressões - seja pelo design moderno, pela opulência da tecnologia, pela simplicidade do barro ou pelo toque das cerdas de um pincel no tecido da tela, a arte está conosco.

Que possamos estar com ela! Que possamos apoiar a tecnologia, a pesquisa, a extensão mas também a arte, a cultura, a educação… que possamos reconhecer o bem que nos faz ouvir uma banda, uma “voz e violão”. Que, especialmente no momento atual, nos deixemos levar pela luz do saber que não vem só do mundo mas também do coração.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados aos autores do texto e ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

[Este texto foi produzido pela jornalista Júlia Souza, não sendo de redação do Portal da Cidade e, deste modo, pode não representar as opiniões da empresa.]


Fonte:

Deixe seu comentário