Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Pesquisadores vão analisar rotina do transporte público de Mariana

Ação faz parte do Plano de Mobilidade e população tem papel importante para ajudar a melhorar o tráfego local

Postado em 07/08/2019 às 10:54 |

Para saber mais sobre como acontece o deslocamento da população que utiliza o transporte público para se locomover no município, a equipe do Plano de Mobilidade fará pesquisas dentro dos ônibus que trafegam pela cidade e também nas linhas que ligam a sede aos distritos. As ações acontecem simultaneamente na próxima semana, entre os dias 13 e 15 de agosto, e além de entrevistas com os passageiros, será realizada a contagem do número de pessoas nos veículos.

Na primeira pesquisa, entrevistadores farão perguntas simples aos passageiros: de onde eles vieram, para onde vão e o motivo do deslocamento. Serão solicitados também alguns dados socioeconômicos básicos, além de ser registrado o horário da entrevista.

Na outra ação, dois pesquisadores estarão nas linhas de ônibus: um posicionado na porta da frente e outro na de trás. Eles vão percorrer todo o trajeto feito pelo veículo fazendo a contagem do número de pessoas que sobem e descem em cada parada.

Após a análise dos dados será possível propor ações que contribuam para a melhoria do sistema público de transporte em Mariana, como, por exemplo, a criação de novas linhas ou o reforço no quadro de horários de outras que já existem. Desta forma, o empenho da população em responder às perguntas é essencial para que o diagnóstico seja o mais próximo possível da realidade. 

Primeira etapa – As pesquisas realizadas junto à população e que servirão como base para a elaboração do Plano de Mobilidade começaram na semana passada. Na oportunidade, os pesquisadores analisaram a movimentação de veículos e pedestres em 22 pontos da cidade. Em seis deles, foi realizada a pesquisa de origem e destino com motoristas.

De acordo com a Lei de Mobilidade (Lei 12.587/12), a construção do projeto deve envolver estudos das legislações federal, estadual e municipal, de planos e projetos já existentes, de levantamento sobre o transporte em geral e da circulação viária e acessibilidade para pedestres e ciclistas.


Fonte:

Deixe seu comentário