Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

"Plantão Inverno" busca ajudar moradores de rua de Mariana

Ação estabelecida no município é contínua e visa atendimento direto a quem vive nas ruas

Publicado em 11/07/2019 às 07:37
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Mariana I Divulgação)

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e a Proteção Social Especial de Alta e Média Complexidade, junto à Prefeitura de Mariana, lançam alternativas para quem vive em situação de rua nesta temporada de frio. A intensificação da busca ativa, o monitoramento e a criação do Plantão Inverno, são parte das ações aplicadas para dar suporte a esses moradores de rua que sofrem nessa época do ano.

Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Juliano Barbosa explica que esse trabalho ativo das equipes envolvidas, iniciada no dia 8 de julho, surgiu não somente pela chegada do inverno, mas pela necessidade social encontrada ao logo dos anos em que a secretaria dá suporte aos cidadãos. “Após começarmos essas atividades já localizamos cinco pessoas, em diferentes locais, dormindo nas ruas. Uma delas aceitou passar as noites de inverno na unidade de acolhimento. O frio está vindo de forma intensa e temos que amparar quem mais precisa. Essas ações já são efetivas no município e vamos trabalhar para que o resultado seja o mais positivo possível ao longo dos anos”, explica.

Os servidores municipais também fazem mutirão nas ruas durante o dia com oferta de cobertores e agasalhos aos cidadãos que optam por não aderir a unidade de acolhimento. “Infelizmente, e por diferentes motivos, nem todos os moradores de rua aceitam ser atendidos por nossos serviços, então a nossa equipe se mobiliza da melhor forma para atender, ou minimizar o impacto que a vivência nas ruas causa na vida de cada uma delas”, pontua.

Plantão Inverno - A ação é contínua, mas intensificada durante os meses mais frios do ano. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, especificamente através do Centro Pop, disponibiliza um contato direto com toda a população de Mariana, que vai auxiliar na localização das pessoas que estão vivendo nas ruas da cidade.

Em qualquer horário o cidadão poderá contatar o servidor Wilton Ferreira Baiano através do número: (31) 99971-7909. A orientação será repassada e a equipe disponível fará o atendimento ao morador de rua.


Fonte:

Deixe seu comentário