Portal da Cidade Mariana

Segurança Pública

Polícia Militar inicia utilização de câmeras portáteis em Ouro Preto

O investimento de R$ 2,4 milhões contempla, além da aquisição das 1.040 câmeras e outros equipamentos, além de mais de 1040 pistolas de impulso elétrico.

Publicado em 19/12/2022 às 08:20

Câmeras portáteis que estão sendo utilizadas no fardamento dos Policiais Militares em Ouro Preto (MG) Crédito: 52º BPM/PMMG (Foto: ALCO - Agência Local de Comunicação Organizacional do 52º Batalhão de Polícia Militar)

O 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM) deu início, na manhã da segunda-feira (12), ao uso de câmeras portáteis por militares em ações operacionais em Ouro Preto.

Em todo Estado, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) adquiriu Câmeras Operacionais Portáteis (COP) para utilização como instrumento de apoio à atividade-fim. O uso das câmeras tem sido cada vez mais adotado em atividades operacionais das corporações de segurança pública e tem potencial em dissuadir pessoas de descumprirem regras de conduta, diminuindo as possibilidades de conflitos.


Com a implementação do equipamento espera-se reforçar a transparência e a legitimidade das ações da PMMG, otimizando a qualidade dos serviços prestados, garantindo a integridade física e moral do policial militar e os direitos individuais dos cidadãos, contribuindo para a segurança jurídica do policial militar na atuação operacional, fornecendo subsídios da legalidade das ações desencadeadas e maximizando a coleta de boas ações realizadas durante as intervenções policiais.

Investimento

O investimento de R$ 2,4 milhões contempla, além da aquisição das 1.040 câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens das câmeras e a recarga dos equipamentos, e ainda 1.040 pistolas de impulso elétrico, instrumentos de menor potencial ofensivo para auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos.

As 19 regiões da PMMG receberão as câmeras com acesso à internet, capazes de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento.

"A Polícia Militar, ao longo dos 247 anos, se mostra uma instituição aberta à inovação e que se atualiza constantemente. Fizemos um aprofundamento do uso das câmeras e agora a entrega é uma realidade. A ideia é ter uma aquisição continuada e progressiva", adiantou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues. "O equipamento será uma ferramenta que vai complementar a atuação do policial, para que seja prestado um serviço de qualidade à população, além da transparência e da legitimidade que as imagens proporcionarão"

Fonte:

Deixe seu comentário