Portal da Cidade Mariana

OBRA

Prefeitura assina Termo para reforma da Igeja de Passagem de Mariana

Termo de colaboração entre cidade e arquidiocese prevê pacote de obras para Matriz Nossa Senhora da Glória

Publicado em 18/08/2019 às 23:33

O Prefeito Duarte Júnior assinou neste sábado, 17, durante a festa da padroeira de Passagem, o termo de colaboração entre o município e arquidiocese de Mariana para a reforma da igreja Nossa Senhora da Glória. Serão investidos R$400 mil em obras civis, elétrica, cantaria, prevenção e combate a incêndio.

Segundo o chefe do executivo, já foram gastos quase R$21 milhões em restauros de diversas igrejas de Mariana e distritos

Os moradores apoiam a iniciativa, como, por exemplo, o carpinteiro José Francisco Ferreira. “Nasci e cresci em Passagem e, por muitos anos, trabalhei nessa igreja. Sinto-me muito feliz em saber que ela terá uma atenção especial, pois aguardávamos por isso há tempos. Agradeço muito ao prefeito e aos responsáveis por essa conquista”, disse.

A previsão é de que as obras se iniciem no próximo mês e sejam concluídas em até um ano.

SOBRE – A Matriz Nossa Senhora da Glória é uma construção do século XVIII, tombada pelo IPHAN há mais de 80 anos. A fachada apresenta divisão em três corpos, separados por pilastras de cantaria. Internamente, os altares e retábulos apresentam rica ornamentação em talha dourada. Os laterais junto ao arco-cruzeiro são em arquivoltas, com pilastras, colunas torsas e nicho intercalado coberto com pequeno dossel, com todos os elementos profusamente esculpidos. O forro da nave, em abóbada de berço, apresenta pintura decorativa em painéis. O arco-cruzeiro é todo em pedra, encontrando-se sobre o mesmo uma grande tarja barroca.


Fonte:

Deixe seu comentário