Portal da Cidade Mariana

Solidariedade

Seja uma Família Acolhedora em Mariana

Acolher e cuidar de uma criança ou de um adolescente por um tempo é um ato de amor e cidadania

Publicado em 27/03/2021 às 01:24
Atualizado em

Acolhimento e amor são essenciais nesse processo de assistência social (Foto: Freepik)

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Mariana divulgou que estão abertas as inscrições para famílias acolhedoras no município. O serviço é uma modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes que foram afastados de sua família, por medida de proteção aplicada judicialmente. Assim, uma família acolhedora é aquela que foi previamente selecionada e capacitada para exercer a função social de acolher em sua casa, provisoriamente, uma criança ou adolescente que necessite de cuidados e de proteção, até que seja possível o seu retorno para a sua família de origem ou, em último caso, seu encaminhamento à adoção.

A família acolhedora representa a possibilidade de garantir convivência familiar em um ambiente agradável para a criança ou o adolescente. Porém, é importante destacar que receber uma criança ou adolescente em acolhimento provisório não significa integrá-los como filho. A família de origem da criança ou do adolescente é acompanhada também pelo serviço de assistência social para que suas dificuldades e riscos possam ser superados e assim possam estar juntos, em segurança.

As famílias selecionadas serão capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do serviço, que dará o suporte necessário para que essa experiência seja rica e transformadora, tanto para as crianças e adolescentes, quanto para quem os acolhe.

Se você tem interesse em saber mais e em participar, cadastre-se por meio do link, clicando aqui. Ou entre em contato pelo e-mail: familiaacolhedoramariana@mariana.mg.gov.br ou pelo telefone 35582854 e whatsapp (31) 9674-5133.

Fonte:

Deixe seu comentário