Portal da Cidade Mariana

Apropriação

Prontos e inabitados, complexo de apartamentos do bairro Cabanas foi ocupado

Por serem construídos em área particular, os prédios não podem ser habitados pois a construção se tornou irregular.

Publicado em 25/06/2018 às 21:32
Atualizado em

(Foto: Pedro Gimenes)

No último domingo (24), um grupo denominado Ocupação Marielle Franco, se apropriou do espaço dos prédios que fazem parte do complexo de apartamentos populares do bairro Cabanas. Após uma intervenção da prefeitura, que se diz mostrar apta e aberta para o diálogo, o grupo se retirou do local no final da tarde do domingo.

O grupo afirmou que a finalidade do ato é de reivindicar moradia e segurança para os moradores marianenses. Os secretários de Desenvolvimento Social e Cidadania e Defesa Social, Juliano Barbosa e Braz Azevedo, estiveram presente no local para conseguir um melhor diálogo com o grupo. Juliano Barbosa afirmou que o governo do qual faz parte não permitiria aquele tipo de situação acontecesse, pois a prefeitura e a secretaria estão de portas abertas para receber todos que desejam uma cidade e uma melhor política social para os cidadãos.

O complexo de apartamentos demorou cerca de 3 anos para serem construídos e são mais de 74 apartamentos prontos, porém, não podem ser habitados. Isso se deu por conta dos prédios terem sido erguidos em áreas particulares, o que tornou as construções irregulares e ocasionou que os prédios não recebessem serviços de água, coleta de lixo, saneamento básico e luz elétrica. Durante o processo de construção, aproximadamente 1213 famílias foram cadastradas para receber as moradias e somente 177 estariam qualificadas. Entretanto, a quase dois anos do término das obras, as famílias ainda não podem habitar os apartamentos, o que permite a depredação e o vandalismo.

A partir disso e do último ocorrido do domingo (24), a Prefeitura de Mariana colocou-se aberta ao diálogo para buscar soluções às todas as famílias que hoje se encontra em vulnerabilidade social. O prefeito Duarte Júnior afirmou que tem tomadas as devidas providências para que os prédios sejam regularizados, pois os repasses dos apartamentos precisam ser feitos de forma correta.  

 

Fonte:

Deixe seu comentário