Portal da Cidade Mariana

desastre ambiental

Relatoria da ONU pontua que Mariana e Brumadinho revelam farsa da justiça

A Organização das Nações Unidas se posicionou ao denunciar impunidade contra os desastres ambientais que marcaram vidas nas cidades.

Publicado em 29/09/2020 às 04:30

(Foto: Portal da Cidade de Mariana)

A relatoria da ONU (Organização das Nações Unidas) denunciou a falta de punição e justiça diante de desastres, que ferem os direitos humanos, como o de Mariana e Brumadinho. A Organização redigiu um documento que foi debatido em Genebra, na Suíça.

O relatório denuncia manobras das empresas, acusa o governo de flexibilizar a fiscalização após a ocorrência de ambos os acidentes e ainda alerta que projetos nos locais afetados pelos rompimentos de barragens não atendem às necessidades das famílias das vítimas.

O documento foi preparado pelo especialista da entidade Baskut Tunkat, responsável pelos temas de resíduos tóxicos e direitos humanos e que realizou uma missão ao Brasil no final de 2019.

A principal intenção é de que o Conselho de Direitos Humanos aprove a abertura de uma investigação internacional contra o Brasil pelo comportamento do estado brasileiro diante da crise ambiental e de direitos humanos.

DIFICULDADE NA JUSTIÇA

O diagnóstico da ONU é de que o Brasil enfrenta desafios no cumprimento de suas obrigações de garantir que as vítimas de exposição tóxica recebam seu direito de acesso à justiça.

Desde 2016, o Relator Especial da ONU se reuniu com a BHP e a Vale em inúmeras ocasiões para discutir os muitos problemas com sua abordagem para remediar o caso.

ORIENTAÇÕES

Entre as recomendações, a ONU sugere que o governo estabeleça uma comissão de reconciliação e verdade e que reformas sejam implementadas.

O texto ainda sugere uma reforma da estrutura de governança da Fundação Renova para substituir toda influência da Vale, da BHP e da Samarco por especialistas independentes e livres de conflitos. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário