Portal da Cidade Mariana

Resolução

Renova inicia a remoção da rampa de acessibilidade na praça Gomes Freire

Após polêmicas, manifestações dos moradores e orientações do IPHAN, a rampa de acesso que cobria o calçamento pé de moleque é removida.

Publicado em 29/10/2020 às 06:30
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Mariana via Rede Social)

A praça Gomes Freire está passando por uma revitalização desde o começo do ano de 2020. A iniciativa para a revitalização, contudo, começou em 2019 e as resoluções foram finalizadas após a definição do projeto e audiências de consulta pública. 

Contudo, a revitalização vem gerando dúvidas e desconfortos na população e segue envolta em polêmicas, desde antes de ser iniciada. Nesse ínterim, ao longo do desenrolar da obra, algumas das inovações e adaptações fomentaram questionamentos em restauradores, artistas plásticos e membros da comunidade.

Uma das principais e mais polêmicas ações foi a construção de uma plataforma elevada que teria como objetivo principal promover acessibilidade, contudo os populares questionam a clara descaracterização e prejuízos ao calçamento de seixo rolado - que data do séc. XVIII - conhecido como “pé de moleque”.

Parte do calçamento foi substituída pela passarela, que é de quartzito polido e, por este motivo, não conversa visualmente com o calçamento histórico, o que provocou duras críticas nas redes sociais e motivou um engajamento da imprensa de todo o estado. 

Tudo isso motivou a paralisação das obras pelo Ministério Público de Minas Gerais, segundo documento do órgão público a suspensão das obras deveria acontecer de forma imediata até que o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) fizesse uma reavaliação de todo o projeto.

Inicialmente, a rampa de acesso permaneceria - como forma de garantir a acessibilidade de todos e, ao mesmo tempo, cumprir a Lei Federal 10098/00. - e seu material seria substituído por seixos rolados, provenientes do próprio calçamento da rua.

No entanto, a rampa está sendo removida e já é possível visualizar o calçamento sob a estrutura que foi aplicada sobre ele. 




Para além, as obras já estão em fase de finalização. Uma consulta pública foi realizada no site do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compat) para definir a cor do coreto da praça e os Marianenses decidiram que o coreto da praça Gomes Freire será azul e branco .


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário