Portal da Cidade Mariana

Patrimônio

Revitalização da Praça Gomes Freire gera dúvidas e desconfortos na população

A Revitalização do Jardim de Mariana começou no início do ano e segue envolta em polêmicas, desde antes de ser iniciada.

Publicado em 21/08/2020 às 08:45
Atualizado em

Praça Gomes Freire antes do processo de revitalização (Foto: Portal da Cidade de Mariana )

A Praça Gomes Freire - conhecida como Jardim de Mariana - está passando por uma revitalização, que tem se mostrado muito polêmica. A população vem questionando uma possível descaracterização, que estaria se dando em função das alterações promovidas ao longo da reforma.

Ao se estudar a revitalização em um contexto referente ao urbanismo e planejamento urbano, o processo se refere à reconversão de espaços urbanos abandonados, subutilizados ou degradados, mediante a recuperação de antigos (ou a criação de novos) usos e atributos urbanísticos ou naturais.

No caso do Jardim, a praça é um espaço com significâncias e atributos específicos, construídos pela vivência da população ali. Por este motivo, as queixas e questionamentos dos cidadãos são diversos - houve aprovação do IPHAN para a revitalização? O diálogo com os moradores foi feito de maneira adequada? A historicidade da praça, seu paisagismo e arquitetura estão sendo respeitados? Entre outros diversos questionamentos expressos nas redes sociais, pelos residentes - e há um clima de desconfiança sobre os trabalhos ali realizados.

Para além dos trabalhos realizados na Praça Gomes Freire, a prefeitura de Mariana está promovendo uma reforma no antigo SESI. Que também provocou uma agitação, especialmente entre os artistas e moradores da região.

Em função das denúncias e pedidos recebidos, o Portal da Cidade de Mariana buscou esclarecimentos com a Fundação Renova e a Prefeitura Municipal, para entender um pouco mais sobre a situação. Veja as falas na íntegra:

FUNDAÇÃO RENOVA

"As obras de revitalização da praça Gomes Freire foram retomadas no dia 15 de junho, após a autorização do Comitê Gestor do Covid-19 da Prefeitura de Mariana.

Para as atividades, estão sendo consideradas medidas de segurança no enfrentamento ao novo coronavírus, portanto, o retorno aconteceu de maneira gradativa. Hoje, são 65 colaboradores mobilizados trabalhando na fase final da rede de drenagem interna, iniciando o assentamento das pedras e dando andamento a tubulação elétrica, além de outras atividades, que serão executadas por setor, a fim de liberar o piso.

Também está em fase final o processo de arqueologia do local. Os projetos da área interna da praça foram aprovados pelos órgãos competentes. Após a paralisação das atividades, a expectativa de conclusão das obras na praça Gomes Freire é novembro. "  (Assessoria de Comunicação)

PREFEITURA DE MARIANA  

"O Projeto de Revitalização da Praça Gomes Freire foi amplamente discutido com o IPHAN e acatadas todas as determinações deste órgão. A execução do Projeto só se iniciou após a aprovação do IPHAN. 

No TEATRO MUNICIPAL, antigo SESI, a obra não mexerá com nenhum estrutura do prédio e não haverá qualquer alteração externa, nem mesmo nas cores das paredes.

 Assim, respondendo perguntas seguintes, a estrutura, a pintura, o visual, serão integralmente preservados.

Quando à pergunta de modernização da Praça Gomes Freire, reafirmamos que o Projeto foi discutido com a Comunidade e segue as determinações do IPHAN, que tem a competência total de acompanhamento e fiscalização de todas as obras no Centro Histórico. As obras seguem a Carta de Veneza, porque não implicarão em qualquer modificação do visual, a não se para melhor, no caso da Praça, com arbustos que não impedirão a visão do casario dos quadro lados da Praça. "  (Prefeitura de Mariana I Departamento de Comunicação)

É importante pontuar que Mariana tem o seu centro histórico tombado pelo Iphan desde 1945, e vem buscando o reconhecimento da UNESCO para a cidade se tornar Patrimônio da Humanidade. Além disso, os moradores, que tem na cidade suas raízes e matriz ancestral, têm uma intensa relação afetiva e de valorização com os monumentos, as propriedades e o acervo regional. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

[A imagem da Praça Gomes Freire presente nesta matéria foi extraída das redes sociais  I  A imagem do antigo SESI presente nesta matéria foi cedida por e pertence à Coleção Márcio Lima]

Fonte:

Deixe seu comentário