Portal da Cidade Mariana

Entrevista

SAAE esclarece dúvidas sobre a cobrança da tarifa

As primeiras faturas da Tarifa Básica Operacional (TBO) vencem já no próximo mês

Publicado em 21/05/2019 às 07:42
Atualizado em

(Foto: SAAE Mariana)

O anuncio de cobrança da Tarifa Básica Operacional (TBO) pelos serviços prestados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) gerou muitas dúvidas ao consumidor. Pensando em esclarecer algumas destas dúvidas, o Portal da Cidade Mariana enviou um pequeno questionário a equipe da SAAE.

Os hidrômetros já estão sendo instalados nas residências?

Os hidrômetros só estão sendo instalados em residências que realizam o pedido de novas ligações de água. O SAAE Mariana tem seguido o critério de hidrometração por cada categoria de consumo. Nosso primeiro passo foi instalar os hidrômetros nos prédios públicos. Eles estão pagando pelo consumo de água desde agosto de 2018. Nesse momento estamos instalando os equipamentos nos comércios. Apenas quando toda o comércio da sede estiver hidrometrado o SAAE fará a instalação nas residências.

A Tarifa Básica Operacional será somada depois a uma cobrança de consumo?

A cobrança pelo consumo água soma: TBO + consumo + tarifa de esgoto. Os prédios públicos já pagam dessa forma. Após toda hidrometração do comércio, essa categoria também realizará o pagamento dessa forma. As residências só realizarão o pagamento dessa forma quando toda a sede estiver recebendo água originadas de Estação de Tratamento.

Dentre as manutenções para as quais o recurso será destinado, está previsto investimento no tratamento da água?

Nesse primeiro momento o recurso arrecadado com a cobrança da TBO será destinado à instalação de hidrômetros. Os investimentos para ampliação dos sistemas de tratamento de água estão sendo buscados em outras fontes de custeio, como convênios, por exemplo.

A SAAE informou ainda que em situação de não pagamento de três faturas (de forma consecutiva ou alternada) a residência está sujeita ao corte da água, além do morador ser enquadrado na dívida ativa do município e cadastrado no SPC ou Serasa. O morador que está ativo nos programas federais BPC ou Bolsa Família pode comparecer à empresa com seus dados pessoais para se inscrever na categoria Residencial Social. O município vai custear as faturas dessas residências de pessoas em vulnerabilidade social.

Lembrando que para atualização de cadastro, informações ou demais dúvidas, o consumidor pode entrar em contato através do número 115 ou 3557-9300.



Fonte:

Deixe seu comentário