Portal da Cidade Mariana

inovação

Transformação digital pode contribuir com a retomada da economia em Mariana

Se antes a digitalização era apenas um plano para o futuro, agora ela é essencial.

Publicado em 19/09/2020 às 01:45

(Foto: Pixabay)

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a economia mundial dá sinais de recuperação mais rapidamente do que era o esperado frente à crise causada pela pandemia do coronavírus.

Com base nos dados publicados nesta quarta-feira (16), a Organização aponta a retomada nos Estados Unidos e na China como parte fundamental desta melhora inesperada.

A OCDE ainda apresenta perspectivas positivas para o cenário econômico: a estimativa é de que, se a pandemia não sair de controle, há uma possibilidade de retomada do crescimento da economia mundial em um ritmo de 5% no próximo ano.

A adoção de medidas mais rígidas para o combate à Covid-19 pode contribuir para o aumento deste percentual, de acordo com a Organização. 

No Brasil, apesar do cenário mais lento, já pode-se identificar alguns sinais de melhoria no cenário interno, como é o caso das contratações.

Em Mariana, a presença de mineradoras e empreiteiras contribui para a manutenção nos índices de desemprego no município, além de permitir que a economia da cidade esteja em superávit  (excedente dos rendimentos face às obrigações ou dívidas em caixa).

Para além, a associação dos comerciantes de Mariana (ACIAM) e as parcerias comerciais também contribui para a melhoria no cenário comercial. 

Por conta da pandemia, muitas empresas foram obrigadas a reestruturar seus modelos de contratação de funcionários e passaram a adotar novas estratégias, como a contratação por vias digitais e o contrato de trabalho temporário.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, foi autorizado a contratar 6.500 funcionários em regime de trabalho temporário. 

A transformação digital é parte integrante desse processo, principalmente no que diz respeito às tecnologias que auxiliam na contratação e manutenção de empregos durante a pandemia. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário