Portal da Cidade Mariana

Tremor de terra

Tremores de terra de magnitude 2.7 são registrados em Ouro Preto

Defesa Civil de Ouro Preto atualiza informações sobre os tremores de terra

Publicado em 08/08/2020 às 21:10
Atualizado em

Tremores de terra são registrados (Foto: Defesa Civil de Ouro Preto)

Dois tremores de terra foram registrados nessa sexta-feira (7) na divisa entre Ouro Preto e Itabirito. Os tremores foram registrados pelos observatórios de Sismologia da Universidades de São Paulo (USP).

De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas, tenente-coronel Flávio Godinho, os abalos foram mais sentidos nos distritos de Vale do Tropeiro e de Ratinho e tiveram medição de 2.1 e 2.7 na escala Richter. “Essa região é uma região que em outras datas já ocorreram outros tremores, mas que não tiveram uma força significativa para abalar alguma estrutura ou alguma casa que tenha sido construída com uma estrutura mais frágil”, explica. 

Moradores relataram que quadros caíram no chão e alguns móveis se deslocaram com os abalos, mas não houve nenhuma ocorrência significativa e ninguém se feriu. 

As Defesas Civis Municipais foram acionadas e foi feito contato com todos as empresas que têm barragem naquela região, como Gerdau, CSN e Vale. “Foi verificado todos os sismógrafos que medem essas movimentações e todas as estruturas permanecem na normalidade que estava antes desses tremores, não há nenhuma anormalidade nas barragens”, explicou Godinho.


Leia a Nota da Defesa Civil de Ouro Preto:

"ATENÇÃO! DEFESA CIVIL INFORMA:

Após reunião interna entre os os técnicos que compõe a equipe responsável pelo monitoramento geotécnico das barragens de Ouro Preto e Itabirito, a empresa Vale S.A. emitiu nota oficial à Defesa Civil Municipal de Ouro Preto apontando a situação de segurança atual das estruturas após os tremores de terra ocorridos na região nesta sexta-feira, 07/08/2020. Segue abaixo a nota em sua íntegra para conhecimento de todos:

“A Vale S.A informa que fez uma avaliação técnica dos dados de instrumentação de suas barragens na região de Itabirito e Ouro Preto após os sismos registrados na data de ontem (7/8/2020). Os dados sismográficos instalados nas estruturas registraram reflexos dos sismos, porém dentro dos padrões normais observados na região, não refletindo em anomalias nas estruturas. As barragens seguem permanentemente monitoradas por equipe especializada e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico”.

Continuamos com os trabalhos constantes de acompanhamento do monitoramento das barragens da Vale S.A. em nosso município. Qualquer nova atualização repassaremos a todos para amplo conhecimento e divulgação.

Em caso de dúvida, entre em contato conosco através do 199 ou do 3559-3121."

A seguir o vídeo disponibilizado: clique aqui para assistir.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário