Portal da Cidade Mariana

EVENTO

14º Festa da Panela em Cachoeira do Brumado recebe grande público

A festa reuniu mais de onze shows durante os dias 12, 13 e 14 de julho e teve como principal foco reforçar a tradição da panela de pedra

Publicado em 15/07/2019 às 00:55

(Foto: Larissa Gonçalves I Prefeitura de Mariana)

(Foto: Larissa Gonçalves I Prefeitura de Mariana)

(Foto: Larissa Gonçalves I Prefeitura de Mariana)

O fim de semana foi animado em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana. Shows com artistas locais, atrações culturais, comidas típicas e muita diversão para todas as idades marcaram a 14ª Festa da Panela. 

A festa reuniu mais de onze shows durante os dias 12, 13 e 14 de julho e teve como principal foco reforçar a tradição da panela de pedra, que é, até hoje, a principal obtenção de renda de muitos moradores do distrito.

Com uma organização pensada em agradar o público e diversificar as atrações, a comemoração consegue agradar os moradores da localidade. “Para mim é proveitoso divulgar o nosso trabalho, dá aquela sensação boa no coração, é uma tradição passada de pai para filho, para não deixar morrer, e nada mais justo que uma festa para homenagear, não a panela em si, mas os artesãos que fazem esse trabalho, e fazem disso sua renda. É um evento que a gente colocou no calendário de toda comunidade para poder beneficiar o local e o artesanato”, comentou Manoel Junior Teixeira, morador de Cachoeira do Brumado.

Sabemos que a união de esforços e apoios é uma das principais responsáveis para que os dias de festa dessem certo, para a organizadora do evento e presidente da Associação de Moradores, Elaine Freitas, o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura para realização do evento e a importância de se consolidar o evento em mais uma edição é um dos destaques dessa edição. “É um evento que cresceu muito. Sem apoio do Prefeitura nós não conseguiríamos fazer nada. Em termos de evento a Festa da Panela significa tudo para o distrito, ela foi criada para valorizar ainda mais essa tradição da nossa terra”, disse.

Segundo a associação de moradores, atualmente o distrito carrega cerca de duas fábricas produtoras da panela de pedra. A maior parte dos moradores são produtores, seja em seus quintais ou em produções, 70% dos homens da comunidade estão interligados com a venda, produção ou distribuição das panelas, reforçando a tradição.

Além do aspecto cultural, o evento movimenta também a economia da cidade, cumprindo com o seu objetivo inicial. No total a Guarda Municipal de Mariana contabilizou cerca de 3 mil pessoas em cada um dos dias de festa, o que refletiu em pousadas cheias por visitantes.

HISTÓRICO - Em 2005, após um período de escassez de turistas na região, a comunidade de Cachoeira do Brumado se reuniu para pensar em propostas que resolvessem o problema. Através então da ideia de dois moradores do distrito, Mário Ramos Eleutério e Maria Lúcia, nasceu a Festa da Panela de Pedra. Juraci Bezerra Eleutério, filha do idealizador da comemoração destaca a emoção em participar do evento. “Eu venho sempre trabalhar na festa porque aqui posso viver o sentimento de alegria e satisfação. A tristeza maior é não poder ter meu pai ao meu lado, mas poder ter mais um ano de festa da panela e saber como isso surgiu lá atrás é bonito demais. A festa leva o nome da tradição da nossa cidade, e cumpre seu papel de atrair pessoas para nossa comunidade e incentivar a divulgação da confecção de panelas de pedra, daí também surge o nome da comemoração. Começamos na coragem e após nossa terceira edição nos consolidamos e estamos até hoje”, comentou com muita emoção.

2º TORNEIO EDUCAR PELO ESPORTE - Além da programação cultural, a 14° edição da Festa da Panela também recebeu os participantes do 2° Torneio Educar pelo Esporte, organizado pela Secretaria de Esporte. Foram 14 jogos de muita emoção e adrenalina, cujo objetivo era incentivar as categorias de base e oferecer às crianças da região uma oportunidade de treinar o futebol no pé.

O assessor técnico de desporto, Wagner Flávio Ramos, destacou a iniciativa de valorizar os jovens da região. “Desenvolver a prática da atividade física é fundamental para a construção do cidadão. Trabalhar com a categoria de base é o alicerce para conseguirmos alcançar maior relevância do esporte e atletas conscientes. Temos crianças de diversas localidades do nosso município participando desse 2° Torneio Educar pelo esporte e é exatamente isso que queremos ver", reafirmou.

O presidente do programa social Meninos de Ouro - Bom de Escola e Bom de Bola -, Sidnei Costa, ressaltou a importância do apoio do poder executivo na realização de torneios de base e para o desenvolvimento do esporte. “É fundamental incentivar a participação desses jovens meninos em campeonatos da categoria de base, como esse. Estamos sempre juntos com a Prefeitura, contando com seu apoio em nossos projetos. Esses torneios são uma ótima oportunidade para treinarmos nossos garotos e a cada dia melhorar nosso projeto para contribuir na construção de uma sociedade melhor”, comentou. 

Fonte:

Deixe seu comentário