Portal da Cidade Mariana

Importância

Uso responsável da informação e o papel do jornalismo

A imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação, logo, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias

Publicado em 01/06/2020 às 04:30
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

O Dia da Imprensa é comemorado no dia 1º de junho!

Você sabia que os órgãos responsáveis pela comunicação e transmissão de informações são de absoluta importância? Nossos serviços são importantes em qualquer cenário.

Uma prova disso é que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a imprensa e o jornalismo como um dos serviços essenciais e demandou que trabalhadores desta área sejam permitidos a circular, para que a atividade jornalística não seja afetada.  

Quando mencionamos "imprensa" estamos incluindo os jornais e revistas, sites de notícias e informações, rádio e televisão. Este meios devem pautar seu trabalho pela ética e pela isenção sem favorecer nenhum lado numa reportagem.

QUARTO PODER

O poder de influência da imprensa é tão grande que muitos lhe chamam de "Quarto Poder" em alusão aos três poderes políticos: Judiciário, Legislativo e Executivo.

Por isso, nas ditaduras, a primeira medida que o governo toma é controlar a imprensa através da censura ou do fechamento dos meios de comunicação.

Por outra parte, nas democracias, vive-se muitas vezes a auto-censura, e as vezes um jornal não publica determinada matéria porque pode prejudicar um grupo econômico ou político que pode se voltar contra o periódico.

“A forma mais fácil de dominar uma nação é a desinformação, ou informação manipulada, por isso quanto mais controle o governo tiver sobre a mídia, mais fácil atingir seus objetivos.” Tamy Henrique Reis Gomes

Nós do Portal da Cidade de Mariana parabenizamos a cada um dos profissionais da imprensa por esse trabalho essencial que traz informações para a população diariamente. Parabenizamos também os profissionais da nossa equipe e agradecemos aos nossos leitores, para quem dedicamos o nosso conteúdo e esforço!


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário