Portal da Cidade Mariana

Concurso

Aldravia será categoria em concurso da Universidade de Blumenau

A forma de poesia marianense é uma das categorias do concurso literário, juntamente com o gênero conto. As inscrições estão abertas até o dia 31 deste mês

Publicado em 16/01/2019 às 06:54

(Foto: FURB - Universidade Regional de Blumenau)

Universidade Regional de Blumenau promove o II Concurso Novos Talentos. As categorias literárias serão: contos e aldravias, esta última, forma criada pelos poetas aldravistas de Mariana, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, José Benedito Donadon-Leal e José Sebastião Ferreira.
Participem!! 
 
Prazo: até o dia 31 de janeiro de 2019.
Realização: FURB
Parceria: Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infantojuvenil de Blumenau




Regulamento:

 

O que é aldravia?

Trata-se de um poema sintético, capaz de inverter ideias correntes de que a poesia está num beco sem saída. Essa forma nova demonstra uma via de saída para a poesia – aldravia. O Poema é constituído numa linométrica de 06 (seis) palavras-verso. Esse limite de 06 palavras se dá de forma aleatória, porém preocupada com a produção de um poema que condense significação com um mínimo de palavras, conforme o espírito poundiano de poesia, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração. Abaixo, aldravias de seus criadores:

aldravias
buscam
continentes
em
longínquas
porções

Andreia Donadon Leal

aldravia
meu
verso
universo
em
poesia

Gabriel Bicalho

morangos
passeiam
sob
blusa
de
algodão

J. B. Donadon-Leal

trovões
riscam
céu:
chuva
de
palavrões

JS Ferreira

*** ***

Abc das aldravias

ALDRAVIA, poema composto de seis versos univocabulares, com sintaxe paratática (por coordenação), livre de amarras que venham a implicar na limitação de interpretações.
Na Aldravia, a palavra é o elemento essencial formador da Poesia; por isso, a Aldravia prescinde da utilização de recursos visuais adicionais, nada obstante aceitar-se experimentação que não torne complicada a leitura do poema.
A partir do conceito “poundiano” de o máximo de Poesia, num mínimo de palavras, o Poeta Aldravianista deve observar os seguintes critérios para a elaboração de Aldravias:
- iniciar os versos com letras minúsculas. Em caso de nomes próprios, vale a opção do autor;
- a divisão em palavras-versos já implica pausa; por isso, não é recomendada a utilização de pontuação. Além disso, a pontuação limita possíveis interpretações relativas a livres escolhas do leitor em deslizar pausas para criar novos sentidos.
- as pontuações de interrogação ou de exclamação podem ser utilizadas, se a sintaxe da Aldravia, por si só, não denunciar a sua proposição.
- nomes próprios duplos (com ou sem ligação por hífen), cuja divisão resulta em outro nome (Di Cavalcanti, Van Gogh), podem ser considerados um único vocábulo;
- nomes e formas pronominais ligadas por hífen podem ser considerados vocábulos únicos;
- sugerir mais do que tentar escrever todo o conteúdo. Incompletude é provocação aldrávica.
- privilegiar a metonímia, evitando-se a metáfora. Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal e J.S. Ferreira - criadores da aldravia.


Andreia Donadon Leal - Deia Leal 
Mestre em Literatura  pela UFV 

Fonte:

Deixe seu comentário