Portal da Cidade Mariana

Relato

As quitandeiras de Barra Longa apresentam a Cooperativa Rural Mista de Gesteira

O projeto se consolidou como uma oportunidade de valorizar a produção artesanal, como a delicadeza da fabricação dos canudinhos e doces moles

Publicado em 18/05/2019 às 01:50

(Foto: Cooperativa Rural Mista de Gesteira)

(Foto: Cooperativa Rural Mista de Gesteira)

(Foto: Cooperativa Rural Mista de Gesteira)

(Foto: Cooperativa Rural Mista de Gesteira)

As quitandeiras da Cooperativa Rural Mista de Gesteira, distrito de Barra Longa atingido pela lama da barragem de Fundão em 2015, reuniram forças e talento para preservar a história e memória dos produtos tradicionais da região.

"A Cooperativa Rural Mista de Gesteira é um grupo pessoas composto por 23 mulheres e 1 homem. Ela começou a ser feita logo após o rompimento da barragem no ano de 2015. A Fundação Renova vem nos apoiando desde que isso aconteceu, eles nos enviaram uma consultoria que se chama ACG (Associação de Cultura Gerais). Desde o inicio a nossa consultoria nos mostrou que quem deveria escolher o que ser (uma cooperativa ou uma associação) era cada um de nós porque quem iria fazer aquilo dar certo, se não nós mesmos. Desde 2016 eles vêm trabalhando conosco e claro com a supervisão da Fundação Renova.

A nossa Cooperativa hoje tem pontos de vendas em Mariana nos escritórios da Renova, fazemos feira na mesinha no lugar onde moramos, servimos cafés em algumas ocasiões de eventos e reuniões e temos um café na varanda que é maravilhoso. Esse café que mencionei de último ele acontece da seguinte forma: nós fazemos um café com quitutes e outras coisas e a pessoa que quiser comer paga pra entrar. A nossa cooperativa ainda não tem uma sede, cada cooperada faz os doces e os quitutes na sua própria casa, temos uma embalagem de doce mole ( é a mesma coisa que doce de leite, só que colocamos o nome de doce mole por ser um doce diferenciado, quando se prova uma vez não se quer mais parar). Tudo isso que eu citei foi fruto do nosso suor, foram conquistas que vieram ao longo do tempo e que sabemos que ainda há mais por vir.

A parceria com a Fundação Renova tem nos proporcionado experiências maravilhosas, por exemplo no dia 25/04/2019 tivemos uma visita técnica em Viçosa na UFV, na fábrica de doces. Em união com a nossa consultoria nós também tivemos momentos inesquecíveis, como por exemplo tivemos uma visita técnica em Tiradentes, Prados, Bichinho, Lagoa Dourada, essa viagem foi mais no começo da nossa caminhada e nos ajudou a ampliar muito os nossos conhecimentos. O intuito desse texto é contar para vocês a nossa ultima conquista, nós da Cooperativa Rural Mista de Gesteira temos o prazer de lhes contar que ganhamos um espaço no Minas Trend, na Feirinha Aproxima todo primeiro sábado do mês. Essa cooperativa me enche de orgulho todos os dias, porque nós estamos tentando mostrar para as pessoas que tudo é possível só temos que acreditar. Mostrando para as pessoas que existe vida depois de uma tragédia e que temos que escolher lutar, escolher sair do papel de vítimas e começar a refazer a nossa própria história. Foi isso que a Fundação Renova junto com a ACG nos mostrou."


Para conhecer um pouco mais sobre a Cooperativa e conferir o catálogo dos produtos, entre em contato através das redes sociais:

Facebook - Cooperativa Rural Mista de Gesteira

Email - comunidaderuraldegesteira@gmail.com

Fonte:

Deixe seu comentário