Portal da Cidade Mariana

FILME

Banana Verde - Encontros de Cinema lança a temática “Mundo de crenças”

A obra exibida será o documentário nacional "Ex-Pajé", do diretor Luiz Bolognesi. O encontro é aberto para toda a comunidade

Publicado em 16/08/2019 às 07:23
Atualizado em

Nesta semana o Banana Verde - Encontros de Cinema retorna com suas atividades e dá início à temática "Mundo de crenças", que será trabalhada durante o mês de agosto e tem como objetivo incentivar o diálogo sobre a pluralidade de religiões e crenças, além de ressaltar a importância da tolerância e do respeito entre diferentes culturas.   

A primeira exibição será realizada nesta sexta-feira (16), às 19h e fará parte da Décima Primeira Semana de Integração da Universidade de Ouro Preto. A obra exibida será o documentário nacional "Ex-Pajé", do diretor Luiz Bolognesi. O filme retrata as mudanças enfrentadas por uma aldeia indígena após as intervenções realizadas por missionários evangelizadores e intolerantes.

O encontro é aberto para toda a comunidade e haverá emissão de certificado para os estudantes da UFOP. A sessão será realizada na sala 203, do bloco 1, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), localizado na rua do Catete,166, no Centro de Mariana. A classificação é livre.

As outras produções que serão exibidas durante este mês são: "Santo Forte", documentário nacional dirigido por Eduardo Coutinho e "Cafundó", longa-metragem, também nacional, dos diretores Clóvis Bueno e Paulo Betti.

Para ficar por dentro de toda a programação do Banana Verde - Encontros de Cinema, basta acessar as redes sociais do projeto. No Facebook o endereço é facebook.com/bananaverdecinema e no Instagram é @bananaverdeencontros .


Sobre o Banana Verde - Encontros de Cinema

O Banana Verde é um projeto de pesquisa e extensão da UFOP, aprovado no Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência da PRACE, coordenado pelo professor do curso de Jornalismo Adriano Medeiros Rocha e que tem como meta ampliar o diálogo entre a universidade e a comunidade que a acolhe, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, experiências e visões de mundo a partir de análises dos filmes assistidos durante as exibições. As sessões são semanais e a cada mês o cineclube traz uma temática diferente visando incentivar discussões acerca de diversos assuntos que permeiam nossa sociedade, como política, cidadania, educação, igualdade de gênero, a luta antirracismo, os direitos das comunidades LGBTQI+, o cotidiano de pessoas com necessidades especiais, a diversidade religiosa, entre outros.



Fonte:

Deixe seu comentário