Portal da Cidade Mariana

MÚSICA

Bandas de música de Mariana recebem Almanaques gravados com músicas da cidade

A gravação do DVD é considerada como o maior e único projeto de registro em um município em Minas Gerais, segundo os produtores

Publicado em 24/12/2019 às 08:27

(Foto: ELIENE SANTOS | PREFEITURA DE MARIANA)

Na noite dessa última sexta-feira, 20, a Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio realizou a entrega dos Almanaques Dobrados de Mariana às 11 bandas de música da cidade. A cerimônia aconteceu no Cine Teatro Municipal e contou com a presença de representantes das bandas, além de homenageados e autoridades, como o prefeito Duarte Júnior, que destacou a importância desse trabalho.

“O almanaque é um importante registro histórico que busca preservar a memória das nossas bandas e renomados compositores marianenses, autores dos dobrados gravados. Além disso, através desse almanaque, muitos poderão conhecer um pouco da história de cada corporação, bem como a história do autor da música e do local de gravação que cada uma escolheu”, destacou Duarte.

A gravação do DVD é considerada como o maior e único projeto de registro em um município em Minas Gerais, segundo os produtores. A iniciativa é, além de uma maneira de propagar a cultura marianense, um incentivo as bandas. “O projeto é um estímulo para todos. A partir do momento que tomamos consciência que muitos irão conhecer o nosso trabalho nos empenhamos a crescer mais. Sem falar que isso acaba atraindo mais músicos”, disse o maestro e compositor Daltro de Paulo Novais.

Além da entrega dos almanaques, o secretário de Cultura, Efraim Rocha, aproveitou o momento para anunciar os nomes dos homenageados como personalidade da música no Encontro de Bandas de 2020, sendo Geraldo de Jesus Gomes, conhecido como senhor Padre, e Ataliba Dultra, in memorian. Outro anuncio do secretário foi a conquista de uma sala no Museu da Música para as bandas da cidade. “Teremos um espaço no Museu para contar a história de cada banda. Além disso, foi firmado um acordo de intenções entre o Município e o Museu para que as bandas tenham diversas oportunidades de engrandecimento do trabalho desenvolvido por elas”, destacou Efraim.

ALÉM DA PRIMEIRA CAPITAL – No final da cerimônia, foi anunciado aos representantes das bandas que cada uma fará uma apresentação em outra cidade e levará algumas edições do almanaque, para que o trabalho seja divulgado. Para decidir qual seria a cidade de destino de cada uma, houve um sorteio entre elas. As apresentações serão feitas em 2020, até o fim do ano.


Fonte:

Deixe seu comentário