Portal da Cidade Mariana

EVENTO

“Biblioteca na Praça” espalha cultura no Jardim de Mariana

Evento teve como convidada especial a escritora Jailda Freitas e contou com várias atrações

Publicado em 01/10/2019 às 23:35

(Foto: Divulgação)

A Biblioteca Pública Municipal Benjamin Lemos, situada em Mariana, realizou na última sexta-feira (27/09), a primeira edição do projeto “Biblioteca na Praça” com Jailda Freitas. No Jardim, a autora conversou com crianças, jovens, professores e o público sobre seu livro: “A VIDA EM MISTÉRIOS - Uma roda gigante de aventuras, alegrias e perigos, dando voltas...”. O evento contou também com declamações do grupo Travessuras e apresentações do coral do Recriavida.  

A convidada da primeira edição do “Biblioteca na Praça” trouxe como tema a importância da poesia a ser ensinada nas escolas e das famílias incentivarem seus membros também a declamarem. Segundo a escritora, “foi na Escola Estadual Dom Benevides que as professoras lhe ensinaram a importância da poesia”. Jailda perdeu um irmão para as drogas e ela salienta sempre que “se talvez tivessem dado poesias para o meu irmão, como aconteceu na escola marianense, ele não teria entrado para o caminho errado”. 

Quem conta a história desta jovem que foi alfabetizada em três meses é o saudoso professor Roque Camêllo, então presidente da Academia Marianense de Letras, quando fez a apresentação do seu livro, escreveu: “A baianinha-marianense chegou a Mariana, vinda de Nordestina, aos 10 anos de idade. Sua mãe, Justina Freitas, veio de São Paulo onde encontrou e se encantou com um mineiro de Diogo de Vasconcelos. Decidiram morar em Mariana. Justina buscou, no Sertão da Bahia, as duas filhas, Lourdinha e Jailda”.  

“Menina tímida que se alfabetizou na Escola Estadual Dom Benevides, com seu sotaque bem baiano chamou a atenção de todos, inclusive pela vontade de ler e escreve e gosto aos estudos.  Jailda tornou-se poeta registrando suas experiências vividas em Nordestina. Traz para as páginas do seu livro as pessoas e os lugares de sua infância. Nela, retrata suas angústias, canta o amor e dá asas à esperança”, conclui Camêllo.  

Segundo o acadêmico e jornalista Gustavo Nolasco, “foi na leitura que Jailda se encontrou. Aprendeu a amar as letras, ler, escrever e interpretar, já que desponta também como uma atriz”. 

Jailda, com seu dinamismo, está envolvida em outros trabalhos sociais da cidade. Diz sempre: “que para a mulher se empoderar, ela precisa buscar antes de tudo a qualificação e ter a mente aberta para receber ajuda e ajudar ao próximo”. 


O evento contou ainda com a participação do Coral do RECRIAVIDA e Balé do CRIA (Centro de Referência à Criança e ao Adolescente), além do grupo Travessuras fundado por Jailda, em 2013, com o objetivo de despertar na comunidade marianense o interesse pela leitura através da poesia e da arte. Levar ao seu público momentos de descontração e, ao mesmo tempo, de cultura e de aprendizado suavizando o cansaço do cotidiano tanto para o público quanto para o ator. 

Os atores do grupo desenvolvem seus figurinos, após a contextualização das histórias e dos personagens trabalhados, já que para criar um figurino é preciso conhecer a fundo a história do personagem. Um dos trabalhos desenvolvidos foi o conto “A TERRA DOS PAIS VIÚVOS”, de autoria do escritor Gustavo Nolasco. Através desse conto, o grupo teve o momento de saudade, que eles se transportavam para a infância, relembrando os brinquedos e as brincadeiras da época quando todos puderam contar algo sobre sua infância.  

E ao mesmo tempo, foi desenvolvida uma oficina para a confecção dos personagens do Conto a fim de que eles pudessem compartilhar momentos de descontração juntos e relembrassem a sua infância de forma feliz. O grupo desenvolve trabalhos comunitários como campanhas de conscientização, datas comemorativas e participa de eventos municipais, quando convidado. 


O Travessuras recebeu o incentivo do professor Roque Camêllo o qual muito contribuiu para o desempenho dos participantes cedendo um espaço na Casa de Cultura para as aulas e ensaios. E hoje recebe o apoio do Instituto Roque Camêllo. Outro objetivo é a importância na alfabetização dos idosos. Segundo Jailda “é através da poesia que esse trabalho é desenvolvido com grande êxito. Os idosos que por inúmeros motivos não frequentaram a escola têm a chance de aprender a ler e até mesmo a declamar. O ravessuras desenvolve o projeto EXPLODE POESIA que leva para as escolas, poesias, danças folclóricas e regionais, despertando nas crianças e adolescentes o interesse pela leitura! ” 

A Biblioteca foi criada em 1985, como equipamento cultural da Secretaria Municipal de Educação, com o nome de Padre Antônio Ferreira da Cruz, que também foi membro da Academia Marianense de Letras e um dos maiores latinistas que lecionou por mais de 40 anos nos Seminários de Mariana. Em 2006, seu patrono passou a ser Benjamin Lemos.  

A Biblioteca e suas atividades vêm se ampliando a cada dia por meio de sua coordenadoria que tem à frente a professora e doutora em História, Patrícia Ferreira. “Desde que instalada, esta coordenação tem ampliado o diálogo com as instituições parceiras e congêneres, tendo como alvo inserir a Biblioteca na cena da Cidade, fazendo com que ela se aproprie do seu calendário cultural e dialogue com todos os públicos, fazendo fluir e dinamizar os seus serviços,” afirmou Patrícia. (Texto de Merania Oliveira - Instituto Roque Camêllo). 


A Coordenadora da Casa do Professor, Professora Patrícia Ferreira, ressalta o valor de iniciativas que levem a Biblioteca ao encontro do seu público. Ressalta ainda a Coordenadora que o público tem respondido bem ao esforço da Equipe, interagindo e procurando pelos serviços. A  fanpage da Biblioteca Municipal Benjamin Lemos está plena de  registros do bom êxito alcançado pela 1a edição do nosso Biblioteca na Praça  - que venham outros autores e que a Biblioteca Municipal possa estar cada vez mais próxima dos seus mais diversos públicos. 

Agradecimentos aos vereadores presentes, Cristiano Vilas Boas,  Juliano Duarte e a presença e apoio do Prefeito Duarte Júnior, bem como dos parceiros, Grupo Travessuras e seus convidados, Balé do Cria e Coral do Recria Vida, Instituto Roque Camello e escolas presentes: Escola Municipal de Paracatu de Baixo, Escola Municipal de Bento Rodrigues e Centro Educacional Getsemani. 

Especiais agradecimentos às Secretarias Municipais de Educação, e de Cultura, Turismo e Patrimônio, bem como à Secretaria Municipal de Desenvolvimento social e Cidadania e ao Circovolante pelo apoio. 



Fonte:

Deixe seu comentário