Portal da Cidade Mariana

Desenvolvimento

Cooperativa fortalece artesãos e produtores agrícolas da região de Mariana

A Minha Casa Artes e Sabores objetiva promover o negócio, proporcionar a ampliação de mercados e aumentar a geração de renda dos participantes

Publicado em 06/06/2021 às 02:56
Atualizado em

Banner do projeto Minha casa em mim (Foto: Associação de Culturas Gerais)

O projeto Minha Casa em Mim, criado pela Fundação Renova em parceria com a Associação de Cultura Gerais (ACG) e curadoria do estilista Ronaldo Fraga, acaba de consolidar mais um resultado importante em relação à geração de renda: a criação da cooperativa A Minha Casa Artes e Sabores, que reúne seis grupos de artesãos e produtores agropecuários, da região de Mariana e Ouro Preto, participantes do projeto.

A nova cooperativa surgiu de maneira espontânea e teve a consultoria técnica da Fundação para sua formalização. O objetivo é promover o negócio, proporcionar a ampliação de mercados e aumentar a geração de renda dos participantes. A consultoria Plan, de Mariana, acompanhada pela equipe técnica da Fundação Renova, vem dando, desde o início de maio, capacitação aos cooperados em temas como gestão básica, comercialização, novos mercados, marketing digital e atração de novos associados. A consultoria terá seis meses de duração.

A formalização da cooperativa foi uma maneira encontrada pelos próprios artesãos para dar continuidade ao trabalho do projeto Minha Casa em Mim, mesmo depois que a parceria com a Fundação Renova for finalizada. A previsão é de que o atual contrato - que desde outubro de 2020 rendeu cerca de R$ 92 mil aos grupos produtivos - seja encerrado em outubro deste ano, com a participação dos artesãos na Semana Criativa de Tiradentes.

Segundo a Analista de Economia e Inovação da Fundação Renova, Andréa Furtado, "trata-se de um desdobramento muito positivo, pois a atuação de forma cooperativa aumenta a visibilidade, o acesso a novos mercados e o poder de negociação, além de favorecer a realização de compras coletivas e redução de custos, entre outros ganhos. É mais um passo para o fortalecimento desses grupos".

Mais sobre o projeto

A coleção Minha Casa em Mim é fruto do trabalho desenvolvido pela Fundação Renova e pela ACG com treze grupos de artesãos atingidos direta ou indiretamente pela barragem da Samarco em Mariana. O projeto Catarse Coletiva tem foco no desenvolvimento de boas ideias e na construção de uma rede colaborativa que viabilize a concepção de produtos criativos e sustentáveis.


Desde agosto de 2019, a aplicação da metodologia criada pela ACG e a curadoria do renomado estilista Ronaldo Fraga possibilitaram a ressignificação de produtos artesanais e agropecuários desenvolvidos pelas 175 pessoas que participam do projeto. Os produtos transpiram a mineiridade e refletem a potencialidade dos artesãos da região, nutrindo o amor pela cultura de Minas Gerais e resgatando saberes e fazeres através da economia criativa e da produção associada local.

Entre os grupos participantes estão: Coletivo de Camargos, Coletivo Padre Viegas, Associação de Cláudio Manoel, Clube de Mães da Colina, Movimento Renovador e outros. Confira aqui.  


Receba as notícias por meio do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP 👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário