Portal da Cidade Mariana

EVENTO

Cronista do Portal Cidade Mariana tomará posse na Academia Marianense de Letras

Escritora Andreia Donadon Leal tomará posse no dia 30 de novembro de 2019, às 19 horas (Casa de Cultura de Mariana)

Publicado em 25/11/2019 às 07:05
Atualizado em

A escritora Andreia Donadon Leal tomará posse no dia 30 de novembro de 2019, às 19 horas (Casa de Cultura de Mariana), na cinquentenária Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, cadeira de número 9, cujo patrono é o escritor e jornalista, Alphonsus de Guimaraens Filho. A presidente da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes é a Professora Emérita da UFOP, Hebe Rôla.

A historiadora e advogada em direitos animais, Samylla Mol ( cadeira de número 25, patrono: Doutor Gomes Freire) também será homenageada. Samylla é advogada animalista e autora de diversos livros que versam sobre os direitos dos animais. Trabalha na Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais, no Santuário Paz e Bem e professora universitária.


Andreia Donadon Leal é "itasantabarbarense" e cidadã honorária especial de Mariana. Formada em Letras pela UFOP, Especialista em Artes Visuais: cultura e criação, Mestre em Literatura pela UFV. Escritora e artista plástica aldravista. Autora de 17 livros de crônicas, poesias, ensaios, contos, estórias infantis e juvenis.

Cronista do Portal Cidade Mariana e do Jornal Tempoética, de Itabira. Colabora com o Jornal Linguagem Viva (São Paulo).

Recebeu diversos prêmios nas áreas literária, artística, cultural e educacional.

Autora de 390 obras de arte. Vencedora do Concurso Nacional Literário "Cidade de Manaus", com o livro: Aldravismo: movimento mineiro do século XXI. Prêmio conjunto da obra, pela União Brasileira dos Escritores.

Diretora de Projetos Culturais e membro da comissão editorial da ALDRAVA LETRAS E ARTES. Membro efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, da ALACIB, Presidente Fundadora da ABRAAI. Membro Honorário da Academia Brasileira de Médicos Escritores, da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, da Academia Paranaense de Poesia; Delegada da Academia Portuguesa de Ex-Libris no Brasil, Embaixadora Universal da Paz - Círculo de Embaixadores (Genebra-Suiça)...

Os escritores Aldravistas e membros efetivos da Academia Marianense de Letras, Gabriel Bicalho, José Benedito Donadon Leal e José Sebastião Ferreira, cumprimentam à neo-acadêmica Andreia Donadon Leal, uma das criadoras da aldravia e responsável por Projetos de Incentivo à Leitura, à Literatura e ao Livro. 

Fonte:

Deixe seu comentário