Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Curso de Conservação e Restauro da FAOP ganha destaque no mercado de trabalho

Curso é considerado referência nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete

Publicado em 29/01/2020 às 21:48
Atualizado em

Profissionais formados pelo Curso Técnico em Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP são destaque no mercado de trabalho. Segundo dados coletados pelo Núcleo de Conservação e Restauração da Fundação, entre 2002 e 2018, dos 307 discentes contatados que concluíram o Curso, 202 estão trabalhando ou estudando na área. Isso corresponde a um percentual de 65,79%.

O Curso Técnico de Conservação e Restauro da FAOP é reconhecido pelo Ministério da Educação | MEC e considerado referência nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. Com grade curricular distribuída em cinco módulos semestrais, compreendendo aulas teóricas e práticas, o profissional formado estará apto para atuar em museus, fundações, bibliotecas, arquivos e demais atividades ligadas à preservação e à conservação do patrimônio cultural e artístico.

Lindalva Ferreira de Freitas, que trabalha atualmente na reserva técnica da Fundação Renova, em Mariana, é um exemplo de ex-alunos que atuam em sua área de formação. “Eu entendo que a FAOP foi base para o meu aprendizado. Tudo que eu pensei que pudesse encontrar de aperfeiçoamento, de segurança, para me dar confiança e atuar no mercado com alguma obra dentro de um ateliê, eu encontrei na Fundação”, disse Lindalva, que se formou em 2017.

Gil Chaves, que hoje atua como restauradora no Supremo Tribunal Federal, em Brasília | DF, conta o porquê de ter escolhido a FAOP. “Já me identificava com a profissão havia muito tempo e assim que conheci o Curso, em um passeio a Ouro Preto, me veio imediatamente o desejo de estudar na Fundação. Gostei da estrutura dos prédios, dos professores e da dinâmica das aulas”, ressalta a profissional.

A FAOP também tem no seu quadro de servidores ex-alunos do Curso. Bianca Monticelli, formada em 2007, é coordenadora do Laboratório de Conservação e Restauro Jair Afonso Inácio | Labcor. Ela concorda com a importância dos ateliês. "Ter contato com as obras que são usadas como material didático dá uma grande experiência prática, trazendo aprendizado e responsabilidade desde o começo do estudo ao aluno, porque através delas fazemos toda a pesquisa histórica, iconográfica e os relatórios técnicos tão necessários para o trabalho do conservador-restaurador, assim como todo trabalho de restauração que cada obra precisa", destaca Bianca.

Últimos dias para as inscrições do Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP

Ainda estão abertas, até 3 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP, com ingresso no primeiro semestre de 2020. São disponibilizadas 36 vagas, sendo 18 para o período da manhã e 18 para o turno da noite. Há oferta de bolsas de estudo com valores integrais e parciais. A inscrição é online, com taxa de R$ 60,00, e está disponível no site da FAOP.

Para este edital são oferecidas 24 bolsas de estudo, sendo 12 para o turno da manhã e 12 para o turno da noite. Cada turno receberá a seguinte distribuição: Quatro bolsas de estudo por classificação (duas no valor integral para os candidatos classificados em 1º e 2º lugar, e duas no valor parcial de 50% para os candidatos classificados em 3° e 4º lugar); Oito bolsas de estudo por solicitação via Questionário Socioeconômico (quatro no valor integral e quatro no valor parcial de 50%).

As aulas têm início em 10 de março e vão acontecer de segunda a sexta-feira no Núcleo de Conservação e Restauração, localizado na Rua Irmãos Kennedy, 601, Bairro Cabeças; no Núcleo de Arte, que fica na Praça Antônio Dias, 80, Bairro Antônio Dias; e na Casa do Rosário da FAOP, sediada na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, todos na cidade de Ouro Preto.

Outras informações pelo telefone (31) 3551-2014 - ramal 234 - ou e-mail nucleoderestauracao@faop.mg.gov.br.

Acesse: www.faop.mg.gov.br e veja edital completo.


Fonte:

Deixe seu comentário